Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 serão realizados em breve. Na cerimônia de abertura, em 26 de julho, a delegação brasileira usará trajes especialmente desenvolvidos pela varejista Riachuelo, a convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Entre os destaques, estão peças feitas com resíduos de tecidos e bordados manuais.

Vem saber mais!

Jaqueta jeans bordada com o nome do Brasil - Metrópoles
Traje da delegação brasileira para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

Segundo a varejista brasileira, os uniformes representam a fauna e a flora do país, além da biodiversidade brasileira. Todas as roupas foram pensadas para unir conforto e elegância aos atletas. Além de conjuntos esportivos, os uniformes incluem saia rodada e jaqueta jeans com bordados de onças, tucanos e araras.

A técnica manual foi feita exclusivamente nas peças por artesãs de Timbaúba dos Batistas, cidade do semiárido do Rio Grande do Norte. Com cartela de cores que faz alusão à bandeira do Brasil, surgem as tonalidades de verde, azul e amarelo nos itens.

Sheila Castro e a bordadeira Salmira Torres - Metrópoles
Bordadeiras do Rio Grande do Norte participaram do processo de confecção dos uniformes

 

Croqui com trajes da delegação brasileira para as Olimpíadas de 2024 - Metrópoles
Croqui dos trajes olímpicos da equipe brasileira para a abertura da competição

 

 

Croqui com trajes da delegação brasileira para as Olimpíadas de 2024 - Metrópoles
A Riachuelo desenvolveu os uniformes

 

Rebeca Andrade, ginasta brasileira - Metrópoles
A cerimônia de abertura será em 26 de julho, na capital francesa

Brasil na abertura das Olimpíadas

Diretora de marketing e comunicação da Riachuelo, Cathyelle Schroeder explicou que a ideia foi oferecer trajes descontraídos para a delegação brasileira nas Olimpíadas de 2024.

“Para a produção dos uniformes, adotamos medidas que já executamos naturalmente em nossa cadeia produtiva, como a redução de até 70% de água nos processos de lavagem através do ozônio, somado ao uso de matérias-primas naturais para pigmentação; o uso de energia renovável; e o uso do processo da desfibragem de tecido, reaproveitando resíduos têxteis da nossa própria fábrica para essas confecções”, destacou, em comunicado.

Gustavo Herbetta, diretor de marketing do Comitê Olímpico do Brasil, acrescentou que o objetivo principal foi unir variadas características por meio do vestuário. “O desafio que levamos para a Riachuelo há dois anos, era o de conseguir sintetizar no uniforme de desfile do Time Brasil nossa ambição como marca, um novo posicionamento mais moderno e inovador, a influência do local e a vontade de nesse momento icônico, inesquecível e extremamente especial para os atletas, conseguir expressar o que há de melhor no Brasil.”

Rebeca Andrade, ginasta brasileira - Metrópoles
As peças são casuais

 

Rebeca Andrade, ginasta brasileira - Metrópoles
Os bordados representam a fauna e a flora

 

Rebeca Andrade, ginasta brasileira - Metrópoles
As Olimpíadas de 2024 seguirão até agosto

Jogos Olímpicos de Paris 2024

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto deste ano. A 100 dias do maior evento esportivo do mundo, a Riachuelo, junto ao COB e demais parceiros, promoveram um evento nessa quarta-feira (17/4), no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. Os uniformes foram apresentados na ocasião.


Veja mais em Metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *