De vez em quando, os caminhos da moda e dos alimentos se cruzam. Expandindo a experiência dos clientes para além do paladar, empresas mundialmente conhecidas, como McDonald’s e Coca-Cola, já lançaram roupas, acessórios e calçados, além de embalagens assinadas por estilistas famosos. Os licenciamentos permitem que essas companhias se aventurem em ramos fora de suas especialidades. Aproveitando lançamentos recentes, a coluna relembra algumas apostas na moda de cinco grandes companhias alimentícias.

Vem conferir!

@fashgif/Giphy/Reprodução

Pizza Hut

Você já ouviu falar em “tastewear”? Possivelmente não, já que esse foi o apelido dado pela rede Pizza Hut para sua nova coleção de peças no estilo streetwear. O lançamento limitado inclui tracksuit, camiseta, chinelos slide, colar e um conjunto de copos. As cores são inspiradas no telhado da rede de pizzaria, enquanto os detalhes em xadrez remetem a toalhas de mesa.

Segundo a marca, esse é apenas o primeiro de vários lançamentos exclusivos da nova plataforma HutShop.com, que faz entregas apenas nos Estados Unidos. Elaborada pela própria equipe de design da companhia, a coleção-cápsula Pizza Hut Tastewear integra a recente campanha Newstalgia, que celebra elementos icônicos na identidade da marca.

Assim como outras gigantes alimentícias, a Pizza Hut tem um histórico de lançamentos que vão além da comida. No início de 2016, a empresa comercializou uma coleção chamada Hut Swag, com moletons, camisetas, meias, óculos de sol e um boné (que foi criticado por conter uma frase sexista). Há, também, os tênis capazes de pedir pizza quando sincronizados com o aplicativo da empresa, criados em collab com a The Shoe Surgeon.

Peças da coleção Pizza Hut Tastewear
Peças da coleção recente Pizza Hut Tastewear

 

Camiseta da coleção Pizza Hut Tastewear
Camiseta da mesma coleção

 

Peças da linha Hut Swag, da Pizza Hut
Em 2016, a rede lançou a coleção Hut Swag

 

Tênis da Pizza Hut com a The Shoe Surgeon
Este é um tênis de uma collab com a The Shoe Surgeon, de 2017, capaz de pedir pizzas quando conectado ao aplicativo da empresa, por meio de um botão na lingueta

 

Tênis da Pizza Hut com a The Shoe Surgeon
Este modelo, Pie Tops versão 2.0 (2018), tem a mesma funcionalidade do anterior e um bônus: também é capaz de pausar aparelhos de televisão

 

Starbucks

A novidade fashion mais recente da famosa rede de cafeterias Starbucks é sua primeira coleção com a Fila. Voltada para os clientes da região Ásia-Pacífico, o lançamento limitado inclui variedades de bolsas e copos térmicos com as cores atemporais da fabricante esportiva.

A grande lista de parcerias da Starbucks com marcas de moda e estilistas inclui Vera Wang, 3.1 Phillip Lim, Rodarte, Rebecca Minkoff, Rachel Zoe, Beams e Mountain Research. Em geral, essas collabs não focam em vestuário, mas em bolsas tote e nécessaires, além de objetos para casa, principalmente copos.

Um exemplo de parceria que resultou em roupas foram os três modelos de camiseta assinados pelos estilistas Alexander Wang, Sophie Theallet e Billy Reid, em 2011. Apoiado pelo Council of Fashion Designers of America (CFDA), o lançamento brincou com a ideia das manchas provocadas pelo café derramado, comemorando os 40 anos da companhia de cafeterias.

Buckeg bag da Starbucks x Fila
No fim de julho deste ano, a Starbucks asiática lançou uma coleção de acessórios e copos com a Fila pela primeira vez, voltada para o público do continente

 

Collab Starbucks x Rebecca Minkoff
Nem sempre as colaborações entre as redes de comida e as marcas de moda são de peças vestíveis. Esta com a estilista Rebecca Minkoff, de 2020, foca em copos, canecas e nessa tote bag

 

Tote bag Starbucks x Vera Wang
Esta parceria da Starbucks com a marca homônima de Vera Wang, também do ano passado, seguiu o mesmo esquema da mostrada acima…

 

Tote bag Starbucks x 3.1 Phillip Lim
… Assim como esta, com a grife 3.1 Phillip Lim, já deste ano

 

Camisetas Starbucks x CFDA
Camisetas assinadas por Alexander Wang, Sophie Theallet e Billy Reid, celebrando os 40 anos da Starbucks, em 2011

 

McDonald’s

Outra empresa cheia de colaborações é a rede de fast food McDonald’s. Entre exemplos recentes, temos a coleção de roupas e acessórios com a Cactus Jack, selo do rapper Travis Scott, que também resultou em um combo no cardápio da lanchonete. No começo deste ano, a empresa anunciou uma versão repaginada do tênis Adidas Pro Model 2G, para jogadores do torneio de basquete All American Games. Ambas as marcas são patrocinadoras do evento.

Apesar de não ser uma collab, é impossível não lembrar da paródia feita pela Moschino aos símbolos icônicos da lanchonete, na coleção de outono/inverno 2014/15. Esse foi o primeiro compilado do estilista Jeremy Scott como diretor criativo da grife, ironizando os famosos “arcos dourados” e as cores características da companhia, misturados a elementos típicos de roupas e bolsas da Chanel.

Ainda no ramo de luxo, vale citar as embalagens criadas pela Off-White para os lanches da rede, assim como as camisetas e tote bags em collab com a extinta multimarcas parisiense Colette. Junto com o boygroup de K-pop BTS, a empresa de fast food lançou peças de merchandise e um combo no cardápio. A lanchonete tem sua própria loja virtual de produtos promocionais, no link goldenarchesunlimited.com.

McDonalds x Travis Scott
O rapper Travis Scott, com seu selo Cactus Jack, em uma colaboração com o McDonald’s, de outubro do ano passado

 

Tênis pro Model 2G
Tênis em parceria com a Adidas, para jogadores de basquete do torneio All American Games

 

Desfile de outono/inverno 2014/15 da Moschino
Em sua primeira coleção como diretor criativo da Moschino, no outono/inverno 2014/15, o estilista Jeremy Scott ironizou o McDonald’s em peças que lembram designs icônicos da Chanel

 

Camiseta McDonald's x Colette
A rede de fast food também criou peças com a já extinta loja parisiense Colette, em 2015

 

Collab McDonalds x Space Jam 2
Regata celebrando o filme Space Jam: Um Novo Legado, lançado em julho

 

Coca-Cola

Além de bebidas, a Coca-Cola vende um estilo de vida. Fundada em 1886, a empresa estadunidense já cruzou o mundo da moda com roupas e objetos colecionáveis assinados por grifes e estilistas famosos. A lista inclui labels como Tommy Hilfiger, Opening Ceremony, Jean Paul Gaultier, Karl Lagerfeld e Marc Jacobs. Entre as etiquetas brasileiras, vale mencionar as peças de moda praia lançadas com a marca cearense Água de Coco em fevereiro.

No Brasil, a empresa AMC Têxtil comanda a linha de roupas Coca-Cola Jeans (antiga Coca-Cola Clothing). Voltado para o público jovem, o selo tem campanhas estreladas por Pabllo Vittar e Sasha Meneghel, além de já ter desfilado no extinto Fashion Rio e na 42ª edição do São Paulo Fashion Week. Já a Coca-Cola Shoes, dedicada aos calçados, é licenciada pela Sugar Shoes.

A tempo dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, a companhia norte-americana colaborou com a marca japonesa Asics em novas versões do tênis GEL-Quantum 90. No fim de julho, lançou roupas e acessórios com a grife japonesa BAPE. Para agosto, promete sua quinta coleção com a Kith, que traz produtos colaborativos com várias marcas, incluindo a Converse.

Roupas da Coca-Cola Jeans
No Brasil, a ACM Têxtil tem licenciamento de moda da Coca-Cola e lança peças com a iconografia da marca na linha Coca-Cola Jeans

 

Tênis da Coca-Cola Shoes
A Coca-Cola Shoes, sob o comando da Sugar Shoes, lança calçados

 

Coca-Cola Light x Marc Jacobs
Garrafas colaborativas da Coca-Cola Light com o estilista Marc Jacobs, anunciado como diretor criativo da linha em 2013. Em 2018, ele lançou moletons inspirados nas bebidas da empresa

 

Collab Coca-Cola x Jean Paul Gaultier
Garrafas assinadas por Jean Paul Gaultier para Diet Coke, de 2012

 

Tênis Asics GEL-Quantum 90 x Coca-Cola
Tênis Asics GEL-Quantum 90, em versão colaborativa com a Coca-Cola

 

Pepsi

Grande rival da Coca-Cola, a Pepsi também tem colaborações de moda para chamar de suas. Sua primeira coleção-cápsula de moda global, intitulada Live for Now, foi lançada em 2014. O compilado seguiu o rumo do streetwear, com produtos de vestuário casual, acessórios, calçados e objetos utilitários assinados por seis artistas urbanos globais, incluindo o ilustrador brasileiro Ricardo AKN.

As collabs da companhia de bebidas e alimentos incluem marcas de moda como AAPE, Del Toro, The Hundreds, Converse, Fila e Puma. Em parceria com a Vogue Itália, em 2018, a Pepsi lançou 20 peças assinadas por 10 designers emergentes de vários países ao redor do mundo. O compilado incluiu opções femininas e masculinas, nos segmentos de roupas e acessórios.

Peças da coleção Life for Now, da Pepsi com várias marcas
Em 2014, a Pepsi lançou sua primeira coleção-cápsula de moda global, com contribuições de seis artistas de diferentes países

 

Pepsi x Del Toro - Live for Now
Tênis em collab com a Del Toro, uma das marcas da coleção Live for Now

 

Pepsi x Vogue Italia, look por Masha Reva, da Ucrânia
Look desenhado por Masha Reva, da Ucrânia, para parceria da Pepsi com a Vogue Itália, de 2014

 

Collab Pepsi x Puma
Várias peças colaborativas com a Puma, de 2018

 

Camiseta Pepsi x Fila
As collabs da Pepsi com a Fila chamam a atenção, já que as cores clássicas das duas marcas são as mesmas. Esta foto é de um lançamento de 2019

 

Vale lembrar que os lançamentos de moda feitos por grandes companhias alimentícias vão muito além. Em 2020, por exemplo, a rede especializada em frango frito Popeyes aproveitou a primeira coleção Ivy Park x Adidas para comercializar os próprios uniformes, com características semelhantes nas cores e na pegada sporty do lançamento de Beyoncé.

A exemplo da própria coleção da Moschino citada anteriormente, a indústria da moda também pega símbolos das grandes redes de comida como referência. O coletivo Vetements, em 2019, fez um desfile inteiro em uma loja do McDonald’s em Paris. A coleção incluía sátiras literais ao capitalismo e logotipos de marcas famosas, enquanto as modelos saíram diretamente de um caminhão estacionado na porta da lanchonete.


Colaborou Hebert Madeira


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