O Spotify está supostamente trabalhando em um recurso de “remix” que permitirá aos usuários acelerar e editar faixas sem sair do aplicativo.

De acordo com uma exclusiva do Wall Street Journal, a ferramenta permitirá aos usuários “acelerar, fazer mash-up e editar de outras formas” suas faixas favoritas.

Os usuários também poderão salvar suas edições para ouvir novamente, no entanto, o Spotify afirmou que os remixes gerados pelos usuários não serão compartilháveis em serviços de terceiros.

O WSJ relatou que as ferramentas provavelmente estarão disponíveis através da assinatura Premium padrão do Spotify, embora ainda não tenha sido feito um anúncio oficial pelo Spotify e não esteja claro quando a ferramenta estará disponível para os assinantes.

COVER STORY | &friends entrelaça narrativas profundas através de uma abordagem global da música Afro-House

A popularidade das músicas “aceleradas” vem aumentando nos últimos anos, com muitas publicações atribuindo isso ao TikTok, que tem sido responsável por inúmeras tendências desde a ascensão da plataforma ao estrelato das redes sociais em 2018.

No entanto, o The Guardian relata que a tendência das “músicas aceleradas” pode ter origens no nightcore, um som que se diz ter sido pioneirizado por dois estudantes noruegueses.

Independentemente disso, a popularidade dessa tendência na música até levou os artistas a lançarem versões aceleradas e desaceleradas de suas músicas, levando o Spotify até a oferecer playlists geradas algoritmicamente para acomodar ouvintes de ‘músicas aceleradas’.

Apesar disso, as músicas “aceleradas” apresentam um desafio de direitos autorais para artistas e gravadoras, que muitas vezes não recebem receita da música modificada, relata o The Verge.

Read Next | Paul Oakenfold e Carl Cox lançam ‘Concentrate’, colaboração inédita para celebrar 30 anos da Perfecto

Em contraste, o artigo sugere que a abordagem do Spotify pode enfrentar o problema ao permitir que os amantes da “música acelerada” ouçam suas faixas favoritas através do site de streaming.

A capacidade de acelerar vídeos já está disponível em várias plataformas, incluindo Netflix e YouTube há algum tempo.

O TikTok lançou um novo recurso de velocidade de reprodução para vídeos no ano passado, juntamente com a opção de avanço rápido, “exibição clara”, zoom, “imagem em imagem”, rolagem automática e muito mais.

No momento da escrita, atualmente não há recurso de velocidade de reprodução disponível no Soundcloud, Apple Music ou Amazon Music, tornando a mudança do Spotify revolucionária no mundo do streaming de música.

Photo: Charles Deluvio / Unsplash

Read Next | D-EDGE completa 24 anos e comemora em grande estilo com um mês inteiro de festas em São Paulo e Rio de Janeiro

Load the next article


Veja mais em Mixmag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *