A Nike está sendo acusada de sexismo após divulgar os uniformes de atletismo da delegação dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que serão realizados a partir de julho. As vestes femininas foram alvo de crítica devido à pequena quantidade de tecido na região da virilha, causando preocupação em relação à exposição das atletas olímpicas.

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Jogos Olímpicos de Paris acontecem entre julho e agosto deste ano

 

A empresa norte-americana é responsável pelo design e pela distribuição dos uniformes de toda a delegação do país, e parte das roupas foi apresentada em evento realizado na última quinta-feira (11/4). Competidoras de atletismo e de outros esportes se posicionaram nas redes sociais, com críticas à empresa e ao produto.

Lauren Fleshman, corredora norte-americana e campeã mundial de atletismo, opôs-se à novidade: “Se esse traje realmente beneficiasse o desempenho físico, os homens o usariam”, escreveu em postagem no Instagram.

“Atletas profissionais deveriam poder competir sem precisar dedicar espaço mental para a constante vigilância dos pelos pubianos ou para os malabarismos mentais de ter cada parte vulnerável do próprio corpo em exposição”, completou Fleshman.

Outras atletas também se posicionaram. “Minha genitália vai ficar à mostra,” comentou Tara Davis-Woodhall, saltadora em distância que participou das Olimpíadas em 2020.

Uniforme rosa desenvolvido pela Nike para atletas dos Estados Unidos usarem nas Olimpíadas de Paris - Metrópoles
A Nike apresentou a peça cavada apenas para as atletas mulheres da delegação norte-americana

 

Lauren Fleshman atletismo uniforme nike olimpíadas - metrópoles
Lauren Fleshman criticou o traje desenvolvido pela etiqueta esportiva

 

Tara Davis-Woodhall uniforme nike olimpíadas - metrópoles
Tara Davis-Woodhall também se posicionou

 

Defesa da Nike

Após as críticas, a Nike defendeu o design. A marca norte-americana alegou que os uniformes possibilitam um desempenho de alto nível e que atletas foram usados durante os processos de teste.

“É um grande avanço para nós, porque agora conseguimos aproveitar os insights dos atletas, juntamente com os dados, e usar esse algoritmo para criar algo que nos permite chegar a um nível de especificidade, fidelidade e precisão que nunca fomos capazes de alcançar antes”, disse Janett Nichol, Vice-Presidente de Inovação em Vestuário da Nike, em entrevista à CBS Sports.


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