Nesta terça-feira (30/1), Adrian Appiolaza foi nomeado como o novo diretor criativo da Moschino. O designer argentino será o responsável pelas coleções femininas, masculinas e de acessórios da grife italiana. No currículo, ele tem passagens por marcas renomadas, como Loewe, Alexander Mcqueen, Chloé e Louis Vuitton.

Vem conhecer!

Na imagem com cor, o novo diretor criativo da Moschino Adrian Appiolaza - Metrópoles
Adrian Appiolaza foi anunciado como o novo diretor criativo da Moschino

 

O primeiro trabalho de Adrian Appiolaza à frente da Moschino será apresentado em 22 de fevereiro durante o Milão Fashion Week. Massimo Ferretti, presidente executivo da Aeffe SpA, companhia que controla a Moschino, contou que a chegada do argentino é vista com otimismo pelo grupo.

“A experiência, a energia e a criatividade [de Adrian Appiolaza] são únicas. Ele não é apenas um designer, mas também um colecionador apaixonado, o que o torna muito respeitoso com a herança da marca. Acredito que será capaz de traduzir o DNA de Franco Moschino em uma linguagem contemporânea”, afirmou Ferretti, em entrevista ao portal WWD.

A chegada de Adrian Appiolaza ocorre depois do falecimento de Davide Renne, em novembro do ano passado, meses após o anúncio da entrada na Moschino. A causa da morte do estilista italiano, sucessor do norte-americano Jeremy Scott, não foi revelada.

O novo diretor criativo tem o desafio de manter o legado da grife italiana, ao mesmo tempo que precisa entregar uma linguagem própria. “É uma viagem que se baseará fortemente no extenso arquivo, uma verdadeira mina de ouro, mas filtrada pela minha imaginação”, explicou o argentino, em comunicado à imprensa.

Na imagem com cor, o novo diretor criativo da Moschino Adrian Appiolaza - Metrópoles
Desde 2014, Adrian Appiolaza estava na equipe da Loewe

 

Na imagem com cor, homem branco de cabelo e barba escura - Metrópoles
O último estilista que esteve à frente da Moschino foi Davide Renne, mas o designer italiano morreu em novembro de 2023

 

Jeremy Scott na passarela da Moschino. Ele usa bermuda jeans, coturno preto e camiseta da banda ACDC - Metrópoles
Anteriormente, Jeremy Scott comandou a Moschino por 10 anos

 

Na imagem com cor, modelos brancas desfilam para a Moschino - Metrópoles
A grife italiana é umas das mais renomadas do mundo

Quem é Adrian Appiolaza

Adrian Appiola nasceu na Argentina e viveu grande parte da vida em Buenos Aires. A relação com a moda surgiu ao acompanhar o trabalho da avó na loja de alfaiataria da família. Na juventude, mudou-se para Londres, no Reino Unido, para estudar na Central Saint Martins enquanto trabalhava como designer júnior da etiqueta Alexander McQueen.

A grande virada na carreira do estilista veio quando Phoebe Philo conheceu a coleção que o jovem fez para a graduação e o convidou para fazer parte do time da Chloé, pela qual era responsável, em 2002. Além da grife francesa, Adrian Appiolaza trabalhou na Miu Miu, e ocupou o cargo de designer sênior no período em que Marc Jacobs comandava a Louis Vuitton.

Em 2014, o argentino entrou para a equipe da Loewe e se tornou o “braço direito” de Jonathan Anderson; parceria que se estendeu à grife homônima do irlandês quando assumiu a linha feminina da JW Anderson. Além das experiências profissionais, Adrian Appiolaza é colecionador de peças raras da moda, com acervo que engloba itens de labels como Comme des Garçons, Maison Margiela e a própria Moschino.

Na imagem com cor, o novo diretor criativo da Moschino Adrian Appiolaza - Metrópoles
O designer chega à liderança criativa da Moschino com muita expectativa

 

Na imagem com cor, o novo diretor criativo da Moschino Adrian Appiolaza - Metrópoles
O estilista também foi responsável pela linha feminina da JW Anderson

 

Na imagem com cor, o novo diretor criativo da Moschino Adrian Appiolaza - Metrópoles
Ele é argentino e tem no currículo experiências em várias grifes internacionais

 

Desfile da Moschino - Metrópoles
A primeira coleção de Adrian Appiolaza para a Moschino será revelada em fevereiro

 

O anúncio de Adrian Appiolaza como novo diretor criativo da Moschino chega com entusiasmo. O designer argentino terá a primeira oportunidade de comandar uma grife internacional após anos de experiências em marcas renomadas.


Veja mais em Metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *