A marca francesa Ba&sh, criada por e para mulheres, lançou um programa com objetivo de homenagear empreendedoras. A iniciativa Blazers for Trailblazers (Blazers para Pioneiras, em tradução livre) reúne empresárias com experiências inspiradoras. Como parte da ação, peças de alfaiataria serão vendidas com lucros destinados aos negócios fundados pelas escolhidas.
Vem saber mais!
A Ba&sh partiu da constatação de que, globalmente, os investimentos comerciais dedicados a empresas fundadas por mulheres representam apenas 3% do valor total. Por isso, a marca desenvolveu um programa de reconhecimento a líderes mulheres de negócios.
Entre as homenageadas, está Candace Reels, fundadora do Female Collective, nos Estados Unidos. Ela criou uma plataforma comunitária de compartilhamento de vivências no femininismo. O coletivo também promove eventos e palestras.
Outra participante é a francesa Emna Everard, idealizadora da Kazidomi, marca de produtos alimentícios orgânicos. Quem também está na lista é Chloé Hermary, fundadora da Ada Tech School, escola francesa de programação projetada para mulheres. Para completar o time, em setembro, será anunciado o nome de uma empreendedora chinesa.
Para a ação, a marca apostou em uma peça que faz parte do mundo executivo. “O blazer é sem dúvida a parte do guarda-roupa que mais simboliza o mundo das finanças e dos investimentos. Com esta campanha, vamos utilizá-la para chamar a atenção dos investidores para este valor, de 3%, que não é aceitável”, apontou Pierre-Arnaud Grenade, CEO da marca, em entrevista à Forbes.
A label colocou os nomes das empreendedoras selecionadas em peças de alfaiataria. Os itens já estão à venda no e-commerce internacional da Ba&sh. Na paleta de cores, estão azul, preto e cinza.
“Trata-se de ajudar financeiramente as empresas, já que os lucros auferidos com esses blazers serão integralmente doados a elas, de destacá-las no plano de mídia, mas também de atrair a atenção dos investidores”, apontou Grenade.
Ba&sh
A Ba&sh foi criada em 2003 pelas amigas Barbara Boccara e Sharon Krief, na França. Em 2015, a companhia L Catterton adquiriu 50% das ações da marca parisiense. O objetivo foi “sustentar seu desenvolvimento e expansão internacional, com o apoio da expertise da LVMH e ampla rede”, segundo a label. Atualmente, a etiqueta tem mais de 400 pontos de vendas pelo mundo.
Colaborou Rebeca Ligabue