Uma nova pesquisa descobriu mais de um milhão de versões “manipuladas” de faixas em plataformas de streaming, muitas delas sem licença dos detentores dos direitos autorais.
A empresa de tecnologia Pex analisou faixas em plataformas de streaming como Spotify, Apple Music e TIDAL e descobriu que as faixas “manipuladas” geralmente não possuem a licença legal para serem usadas.
Muitas das faixas foram aceleradas, desaceleradas ou de alguma forma “manipuladas”, incluindo sucessos como ‘Bloody Mary’ de Lady Gaga com 25 milhões de plays e ‘Heartbeat’ de Childish Gambino com 19 milhões.
Conforme relata a Pex, essas versões são consideradas como cometendo fraude musical e podem até estar tirando “milhões” dos detentores legítimos dos direitos autorais em royalties.
Em entrevista ao Music Business World, o CEO da Pex, Rasty Turek, afirma: “De acordo com nossa pesquisa, pelo menos 1% de toda a música possui algum tipo de áudio modificado, e os sistemas existentes não estão alcançando isso.”
“Isso significa que pelo menos 1% de toda a música está atribuída e apropriada de forma equivocada. E… isso significa que muitos artistas estão essencialmente sendo mal pagos [dado o quanto] são reproduzidos.”
Turek acrescenta: “Existe um grande número de pessoas tentando essencialmente aproveitar conteúdo assim. Misturas Nightcore, e assim por diante. E eu acredito que há uma semente legítima no movimento. Se as pessoas gostam desse tipo de música, elas deveriam absolutamente ter acesso a ela.”
“Mas ao mesmo tempo, a atribuição adequada deveria ser exigida. E isso depende muito mais das plataformas e serviços do que do artista ir lá e procurar.”
No ano passado, o Spotify anunciou que mudaria sua estrutura de royalties, com relatos afirmando que pagaria menos royalties para artistas menos populares.
O Music Business Worldwide informou que o serviço de streaming planeja aumentar o limite para pagamentos de royalties para 1000 reproduções por faixa.
De acordo com a Billboard, a gigante do serviço de streaming irá “desmonetizar faixas que antes recebiam 0,5% do pool de royalties do Spotify”.
Veja o estudo completo sobre “manipulated” tracks da Pex aqui.