Existem inúmeras maneiras de aplicar as estratégias de marketing para fazer sua empresa crescer. Boa parte dos empreendedores que pensam em crescimento real para os negócios imaginam investimentos altíssimos e a abertura de novas franquias no mercado, o que não é sempre a receita do sucesso.

Em boa parte dos casos, basta investir em um bom planejamento, pensando no longo prazo, e em algumas estratégias de marketing mais assertivas para aumentar a produtividade e o número de vendas por um custo consideravelmente mais baixo.

O investimento em promoções e sorteios aos clientes tende a aumentar as vendas e fidelizar a clientela, como a Promoção Unilever, que reserva uma parte do seu orçamento de marketing na premiação por sorteio de centenas de pessoas em potencial.

Abaixo, separamos 6 maneiras de aplicar estratégias de publicidade e marketing e fazer sua empresa crescer organicamente.

Rede de parcerias estratégicas

O investimento em inovação estimula o desenvolvimento dos colaboradores, pensando a nível interno, e a participação de clientes e fornecedores no cenário externo.

Para isso, essa rede de contatos que extrapola os limites da diretoria incentiva o surgimento de novas ideias e o alargamento da participação da sua empresa no mercado.

Tal colaboração mútua é uma excelente estratégia de marketing pois aumentará o fluxo de vendas e os resultados do negócio, numa relação de ganha x ganha entre a empresa e os parceiros.

Metas para não ficar na zona de conforto

A análise de resultados dos meses anteriores e quais fatores influenciam seu crescimento de maneira positiva são as bases para tornar sua empresa saudável financeiramente no longo prazo.

A partir dessa avaliação, como por exemplo quais produtos vendem melhor determinadas épocas do ano e qual é o gasto médio de seus clientes, vai te ajudar a definir metas sustentáveis para o próximo ano corrente e quais ações deverão ser executadas nesse ínterim.

Presença na internet e nas redes sociais

O e-commerce cresce vertiginosamente desde o início da década passada. Hoje, grande parte das compras realizadas pelos consumidores começam com uma pesquisa na internet, seja para avaliar possíveis soluções para um problema, seja para a escolha do melhor produto possível, levando em conta sua qualidade e preço.

Desta forma, manter uma boa presença online é vital para sua empresa aproveitar esse movimento, sob pena desses potenciais clientes não conseguirem encontrar seus produtos e serviços.

Para isso, construir um bom website e um perfil estruturado nas principais redes sociais irá transformar o visitante em um lead e até mesmo em um cliente real.

Conhecer a clientela

Entender as necessidades reais dos clientes é um processo trabalhoso, uma vez que demanda proximidade entre as partes, mas que tem um custo reduzido e pode trazer excelentes resultados. 

A partir do momento em que descobre os problemas dos consumidores, como eles enxergam sua empresa e o que esperam dos seus serviços, as estratégias de marketing se tornam muito eficazes e menos dispendiosas.

Marketing digital em alta

Barato e altamente engajante em comparação com a publicidade tradicional, o marketing digital focado em mecanismos de busca, apps de vídeos, redes sociais e e-mail marketing trazem resultados satisfatórios quando bem investido e idealizado.

Uma tendência nos últimos dois anos, o TikTok e seus concorrentes (como o YouTube, o Instagram e o Facebook) geram um tráfego até 80% superior às fontes tradicionais – índice que não para de subir desde 2017.

Além disso, com a melhora na qualidade e oferta de velocidade das conexões Brasil afora, o consumo de vídeos e shorts está cada vez mais simplificado.

Outra opção é a contratação de ações com influenciadores digitais, que hoje já brigam de igual para igual com a televisão (a depender do tamanho e engajamento deles).

Autoridade na web

O marketing de conteúdo preza para que a sua empresa apareça primeiro nas pesquisas em buscadores como o Google, onde muitos internautas buscam por conhecimento sobre algum tópico ou conteúdo de qualidade, que as ajude a resolver situações do dia a dia. 

Além disso, ele contribui de forma determinante para que seu site seja encontrado no momento em que estas buscas acontecem.

As empresas que estão dispostas a gerar esse tipo de conteúdo costumam construir uma imagem de autoridade e referência naquele assunto — o que ajuda bastante na conquista de novos clientes e na efetivação de vendas.

Para um empreendedor de sucesso, saber utilizar as estratégias de marketing que estão à disposição é o principal trabalho para fazer a empresa crescer. Não adianta apostar em investimentos suntuosos, que oneram o orçamento, se as bases do negócio não estiverem bem alicerçadas.

Por isso, o investimento em estratégias mais simples e até primitivas, como o oferecimento de prêmios e bônus para a clientela, como a Promoção YPÊ 2023 (que vai entregar carros e até R$ 1 milhão em dinheiro) muitas vezes é muito mais efetiva que o gasto em massa com a expansão do negócio.

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