Com uma estética minimalista, sofisticada e vanguardista, a Miniclub se apresenta como uma inovação dentro da cena nacional de Minimal House e Deep Tech. Isso porque ela traz em seu âmago o propósito de agregar sonoramente à estética da House Music underground, trazendo mais profundidade para as linhas do gênero, com batidas quebradas do garage, com timbragens nacionais, ambiências espaciais e elementos ácidos.

O selo surgiu oficialmente em 2015, como uma label party focada na celebração e fomentação desses gêneros, trazendo edições marcantes com nomes de peso da cena eletrônica nacional e internacional, como Gromma, Oliver Gattermayr, Flo Masse, Rodrigo Ferrari, Gio, Quinoa Experience, Pornbugs e Alexia Glensy. De lá para cá, o propósito do selo foi se expandindo e, no ano passado, a gravadora deu início aos seus trabalhos.

COVER STORY | Conheça Brina Knauss: artista eslovena que continua a desafiar as expectativas na Música Eletrônica

A frente do projeto, estão dois nomes que possuem uma experiência ampla no cenário musical. De um lado, temos Saulo Ferraro, DJ e produtor musical de Niterói/RJ, engajado com a cena eletrônica local há mais de quinze anos, seja como organizador e produtor de eventos, abrindo caminho para novos artistas ou a frente de seu projeto musical solo.

Nesta jornada, encontrou o Minimal-House, gênero que faz seu coração bater mais forte, se aprofundando nessas linhas e construindo um currículo de peso com lançamento por selos como Get Physical, Miami Underground Movement, The Purr, Dush Label e Hush Records, que alcançaram posições relevantes do Beatport, além de suportes de nomes como Marco Carola, Stefano Noferini, Martín Eyrer e Armin Miran.

Enquanto do outro lado, Beranger traz a sua experiência de mais de uma década como DJ e produtor musical. Seu catálogo é surpreendente, com passagens por pistas da D-Edge, Caos Campinas, Cocada Tour By Get Physical e mais, além de lançamentos por labels como Tropical Beats, SP Groove, Sorry Daddy, Traxford e Me Gusta, o qual também é fundador.

Read Next | Pet Shop Boys anunciam lançamento de novo álbum, ‘Nonetheless’

Com conhecimento de sobra e o desejo de ver gêneros como o House Garage underground e o Minimal Romeno se difundirem mundialmente, Saulo e Beranger apresentam um selo com o conceito polido:

“Valorizamos o gênero House como matriarca em nossos lançamentos, sem perder a essência da Dance Music. Focamos nas batidas quebradas, remetendo ao UK garage e mesclando com outros elementos do Minimal House e Deep Tech. Algo bem atmosférico e espacial, sofisticadas em seus grooves, dando margem a uma viagem completa em nossos EPs, sem sair para ouvir outras músicas de outras gravadoras, focadas no House Underground”, compartilham.

Desde o início de sua jornada como label, o selo já apresentou cinco lançamentos, com uma frequência mensal de um EP por mês. A estreia ficou por conta de “Good Karma”, de Saulo Ferraro, que alcançou a posição #27 no Top Releases do Beatport, permanecendo em alta por mais de um mês na plataforma; na sequência, vieram os releases de Drama.efx com “BTWN STRS”, Victor Haas com “Electronic Devices”, PiNKE com “Morophon” e, recentemente, Fran Bortolossi e juntou ao catálogo com “Bikes Everywhere”.

Read Next | Após finalizar 2023 entre os principais produtores de tech house mundiais, Leandro da Silva retorna ao Brasil

Reconhecido na cena nacional, Fran Bortolossi construiu uma carreira respeitável que inclui de grandes festivais e clubs como o Tomorrowland Brasil, Off Sónar, D-EDGE, Warung e mais, além de lançamentos por selos como LouLou Records e Warung Recordings. Agora, chegando ao Miniclub, ele traz um lançamento que demonstra toda a expertise que construiu nesses anos de carreira, ao mesmo tempo em que apresenta uma sonoridade que se alinha ao propósito do selo.

Para “Bikes Everywhere”, o artista se aprofundou nas linhas do Deep Tech e Minimal House, criando uma groove cativante, com linhas ácidas e batidas sutis. Conforme a melodia progride, novas camadas vão tomando forma, como ambiências profundas, synths e o sample vocal de Prince se revelando e dando fluidez para a produção. O EP ainda traz três remixes da faixa, assinados por Saulo Ferraro, Gabriel Evoke e Beranger.

Read Next | Primeira casa noturna de Nashville dedicada à música eletrônica está programada para abrir em março

Showcase no D-EDGE Rio

Sem deixar de priorizar as pistas, a Miniclub prepara seu primeiro showcase oficial como gravadora. Suas sonoridades sofisticadas chegam ao palco de um dos principais clubes do Brasil, o D-EDGE Rio, no dia 08 de fevereiro. Para a ocasião, a label preparou um line-up impressionante, inaugurando oficialmente esta nova fase em grande estilo.

Encabeçando a programação, temos PRUNK, DJ, produtor e fundador da PIV Records, uma dos principais selos de House e Minimal, que possui em seu catálogo lançamentos de nomes como Kötler, Sidney Charles, Chris Stussy e M-High. O artista holandês também é um dos residentes dos principais festivais de seu país, como DGTL e Straf_Werk, levando às pistas uma sonoridade cheia de classe e groove.

Além dele, representantes da cena nacional marcam presença, como Majoness, Rodrigo Ferrari e um b2b especial entre os headlabels Saulo Ferraro e Beranger.

Mais informações e ingresso pelo link.

COVER STORY | Armen Miran, quando o misticismo encontra o som de um mundo etéreo

Load the next article


Veja mais em Mixmag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *