Com design nada convencional em jeans, a marca Cypriano conquistou famosos e amantes do streetwear. A principal aposta é o patchwork, técnica que consiste na união de retalhos. Agora, em uma nova etapa, a etiqueta paulista se prepara para chegar às passarelas.

Vem conferir!

Campanha da marca Cypriano - Metrópoles
Will Cypriano fundou a marca homônima há três anos

 

Diretamente do Grajaú, em São Paulo, a Cypriano se tornou referência no streetwear nacional dentro do mundo fashion. Will Cypriano, fundador e designer da marca, iniciou o projeto em 2020 e em pouco tempo se tornou destaque para entusiastas e fãs do movimento urbano.

Will se lançou no hip-hop por meio da dança. No segmento, ele se mostrava atento a estilos de vesutário que estavam ao redor. “Quando dançava, eu já buscava sobre moda. Não era um estudo real, mas já observava como o pessoal se vestia. Era parte da nossa identidade, olhávamos como os artistas de fora se vestiam e começamos a colocar isso para a gente”, comenta o designer.

Em meio à pandemia de Covid-19, Will teve que dar uma breve pausa na dança. Nesse período, também como uma forma de obter mais recursos financeiros, passou a ter mais compromissos com a costura. Foi quando ele fundou a própria etiqueta.

Campanha da marca Cypriano - Metrópoles
A Cypriano lança peças feitas a partir de retalhos de jeans

Autenticidade em tendência

As peças lançadas pela Cypriano consistem no upcycling de jeans. As calças e bermudas vêm com formato oversized, que complementa a estética unindo a textura dos retalhos com os moldes largos. Cada modelo é feito à mão pelo designer, para deixar o detalhamento do material com mais personalidade e exclusividade.

A etiqueta surgiu em meio a tendências que corroboram para a aceitação do estilo que consiste no reaproveitamento. O “jeans on jeans” já vinha crescendo, as calças cargo tomaram evidência e a modelagem flare retornou aos holofotes. No entanto, Will afirma que não segiu trends quando fundou o negócio.

“Nunca fui de acompanhar tendências, eu só estava fazendo [o que já conhecia]. Estava na minha cabeça a calça baggy, gigante e cheia de detalhes. Lá fora, já deram referências como calça cargo, mas realmente não é só isso. Quando o upcycling veio em alta, eu já estava lá fazendo. As tendências foram aparecendo e eu já estava inserido”, destaca Will Cypriano.

A Cypriano surgiu em 2020, durante a pandemia

Cypriano nos holofotes

Devido à ligação com a dança, Will sempre teve contato com renomados artistas do Brasil. O prestígio da Cypriano começou a crescer em 2022, sobretudo quando o trapper Matuê entrou em contato com a marca para encomendar uma calça. Depois do artista, a label entrou em uma constante crescente tanto para o público quanto para outros artistas.

Com essa influência, a Cypriano entrou de vez no mundo fashion e passou a ter o reconhecimento de portais, designers e marcas. Um dos destaques foi com a Levi’s, revolucionária do jeans, que fez um conteúdo especial sobre as criações de Will Cypriano e frequentemente é prioridade para a produção com patchwork.

Cantor Matuê - Metrópoles
Matuê foi um ponto de virada para a marca

 

Cantoras Tasha & Tracie usando looks com jeans de upcycling - Metrópoles
Tasha & Tracie vestindo Cyrpriano

Cypriano nas passarelas

Mesmo com destaque no ramo do entretenimento, a Cypriano ainda não se sobressaiu no circuito geral de moda em São Paulo. Segundo Will, foi necessário deixar espaços famosos de lado com o intuito de se preparar para um movimento solo.

Para o primeiro semestre de 2024, a Cypriano tem nos planos um desfile autoral apresentando novidades para o acervo da marca. À coluna, o diretor criativo adiantou que está confeccionando pela primeira vez casacos moletons e jaquetas, que podem aparecer na primeira apresentação física ou na próxima coleção.

Look preto com casaco e calça feitos de retalhos - Metrópoles
Casaco moletom e calça para o próximo drop

 

Moda no Brasil

Para Will Cypriano, a moda no Brasil ainda se trata de uma bolha. Ele compreende que o país ainda não está pronto para entender profundamente seu trabalho. Para ultrapassar esse limite, o designer resolveu focar a produção em itens que respeitem o clima das regiões brasileiras. Além disso, o paulista está preparando um drop com valores mais acessíveis.

“Tem muita gente que não é do Brasil e quer comprar da Cypriano, mas eu barrei isso por um tempo. Queria primeiro fomentar a cultura aqui, o Brasil ainda tem muito a entender sobre moda. Acredito que falta tempo pro Brasil entender  sobre as coisas que estão vindo”, opina Will.

Clara Moneke atravessando faixa de pedestres - Metrópoles
Clara Moneke com look da Cypriano

 

Mulher branca em campanha de moda. Ela usa regata branca e calça jeans com retalhos em patchwork - Metrópoles
Maju Trindade vestindo calça de upcycling

 

Luísa Sonza apareceu com visual da Cypriano no Domingão, da TV Globo

 

Em 2024, Will irá ao Japão, tendo em vista que o país se tornou um novo expoente da moda streetwear. Da viagem à Àsia, Cypriano deve voltar com novas referências para as coleções.


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