* Por Thomas Meirelles

Originalmente, “The Book Is On The Table” foi um clássico do teknobeat, lançado pelo DJ MP4. Esse gênero inusitado, que mistura funk com dance music, fez muito sucesso no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, no início dos anos 2000.

Graças a sua temática irreverente, o som atraiu a atenção das pessoas e virou hit, chegando a ser veiculado como trilha de comerciais de uma grande rede de cursos de inglês.  A música viralizou de uma forma tão curiosa que até o apresentador Jimmy Fallon, do The Tonight Show (programa de talk show muito famoso nos EUA) fez uma zoeira com ela.

A original, de 2000

Esse sucesso das antigas foi recentemente resgatado por JØRD. O DJ/produtor contou à Phouse que encontrou a acapella quando estava procurando ideias de música pela internet e decidiu trabalhar em cima do vocal:

“Eu estava navegando pelo SoundCloud e escutei uma música chamada ‘The Book’. Até pensei que fosse um remix da ‘The Book Is On The Table’, achei irado, mas não tinha nada a ver. Mas com esse gatilho eu fui pesquisar e escutar a música no YouTube, e vi que ela tinha vários elementos musicais bem atuais, que estão rolando agora. Achei bem legal e pensei em tentar uma versão nova, aí baixei e já comecei a mexer em cima”. 

Com elementos característicos da sonoridade do JØRD, “The Book Is on The Table” ganhou uma roupagem instrumental totalmente diferente, e a produção ficou tão boa que acabou despertando o interesse da gigante Spinnin’ Records. Com o aval do DJ MP4, o clássico foi relançado sob o título de “The Book”, em outubro de 2019 — distribuído pela Spinnin’ no mundo e pela HUB Records no Brasil; você deve se lembrar de ter lido essa história aqui.

Aquele lançamento não demorou pra chegar aos ouvidos do Alok, que gostou tanto da produção que fez uma proposta ao JØRD e ao DJ MP4 para um novo relançamento, incrementado com novas ideias.

“Eu tinha acabado de lançar a primeira versão, e uma semana depois o Alok entrou em contato comigo pelo direct do Instagram e falou que tinha se amarrado na música. Aí ele propôs de fazermos uma outra versão mais abrangente para o público, porque a que eu tinha feito era bem mais focada para club, e acabava que não atingia tanto o público em geral”, contou JØRD. 

Assim, mais focada no público do segmento popular/mainstream, a terceira reconstrução de “The Book Is On The Table” foi lançada na última sexta-feira, pela CONTROVERSIA (ouça no player acima). 

“Nessa versão com o Alok, o refrão é repetido várias vezes no drop, além das batidas serem mais groovadas, ou seja, ela consegue abranger o grande público. A minha primeira é bem mais pista, ela funcionava bem para clubs e eventos eletrônicos, mas nem tanto para as plataforma de streamings”, seguiu o artista belenense.

Junta-se a isso a força da marca Alok em divulgação — e não apenas nas redes sociais. O ápice aconteceu no último sábado, quando o astro brasileiro se apresentou ao vivo no BBB 2020 e tocou a track para os brothers.

“Só posso dizer que estou muito feliz e grato por essa nova oportunidade. Ver a música hoje com o Alok na Globo é algo que realmente não imaginava. Estou adorando viver essa nova fase de uma track que marcou época”, comentou o DJ MP4 à reportagem.

“Conheci o JØRD tem uns três anos e meio. Ele é lá de Belém, muito, muito humilde. Está fazendo uma sonzeira. Está crescendo muito na carreira e está dando orgulho. Ele lançou a música e eu trabalhei em cima dela e a gente relançou agora”, disse Alok em seus Stories do Instagram, no dia em em que recebeu JØRD no seu estúdio para trabalhar na nova versão.


Veja mais em Phouse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *