in

BBB20: Manu Gavassi e a diferença entre SER racista e ter UMA fala racista

Precisamos entender o que é racismo estrutural antes de ~cancelar~ a cantora ou cobrar Bruna Marquezine — que, aliás, já se posicionou há tempos

Considerada uma das fadas mais sensatas do BBB20, Manu Gavassi causou polêmica recentemente ao dizer que Daniel e Marcela formam um bonito casal, que “a cor dos dois combina”. Desde então (principalmente após o resultado do paredão desta semana), a cantora tem sido apontada como racista e uma galera pede que ela seja eliminada do programa. Mas… Manu É racista ou teve UMA fala racista?

Bom, antes de tudo, precisamos entender o que é racismo estrutural. No Brasil, muito por causa da colonização europeia e nossa herança escravocrata, diversos termos, pensamentos e atitudes racistas ainda são naturalizados. Ou seja, até entre pessoas pretas, é comum reproduzir racismo sem se dar conta. Daí a importância de ficarmos atentos e, acima de tudo, estarmos dispostos a pesquisar, ouvir e mudar — o que parece ser o caso de Manu, como bem mostra o vídeo abaixo e toda sua trajetória no Big Brother Brasil.

Perceba, por exemplo, que ninguém na casa problematizou o que a cantora disse. Não dá para afirmar que ela É racista com base em UMA fala racista (que sequer foi discutida lá dentro). A declaração foi péssima, ofendeu muita gente, mas, infelizmente, é algo que poderia acontecer — e acontece — com qualquer um. O que faz a diferença é o modo como Manu vai agir quando deixar o confinamento e souber dessa repercussão toda. E eu, assim como Bruna Marquezine, acredito que ela vai refletir, se desculpar e se esforçar para não repetir o erro.

 




Veja mais em Caprixo

BBB20: Você se surpreenderá por quem o pai da Manu Gavassi também torce

BBB20: Daniel pergunta a Prior sobre olhadas e boy finalmente conta motivo