Especializada em acessórios de resina, a marca Atelier Chilaze tem ligação com o cinema. Depois de se inspirar no clássico Volta ao Mundo em 80 Dias, a nova coleção da label carioca mira em atrizes latinas. O nome Doña Diabla veio do filme de 1950 protagonizado por Maria Félix (1914-2002). Entre as homenageadas, estão outras artistas mexicanas e também dominicanas, além da brasileira Carmem Miranda e as musas do diretor espanhol Pedro Almodóvar.
Vem ver!
As principais inspirações foram atrizes que fizeram sucesso dos anos 1930/40 aos 1980/90. Além de Maria Félix, são elas: Dolores Del Rio (1904-1983), Lupe Vélez (1909-1944), Maria Montez (1912-1951) e Carmen Miranda (1909-1955). Além das latinas, foram referência as espanholas Carmen Maura, Marisa Paredes e Victoria Abril. O resultado é uma coleção descontraída e marcante.
Diretora de estilo da marca, Claudia Chilaze destacou, em comunicado, que a ideia da campanha é proporcionar momentos divertidos em meio ao caos da pandemia. “É necessário ficarmos todos ligados naquilo que está acontecendo no mundo à nossa volta, claro, mas também é preciso contarmos com uma válvula de escape. Quer coisa melhor que o cinema para isso?”, indaga.
“Nossas peças e formas brincam com o colorido dos adereços usados por essas atrizes espetacularmente donas de si, dentro e fora das telas, naqueles anos”, acrescenta a designer.
No repertório, estão colares, brincos, anéis e pulseiras de bolas. O material principal é a resina, confeccionada manualmente pela marca, sem resíduos. Vale reparar nos maxicolares, inspirados em Carmen Miranda.
A coleção também traz bolsas em marcheteria com madeira de reflorestamento. Para completar, novos modelos de bolsas e clutches em palha colorida, assim como porta-celulares de crochê.
Na linha de homewear da marca, estão cestas, tigelas, luminárias, leques decorativos, tapetes, bandejas, boleiras e banquinhos, entre outros itens. Na confecção, destaque para a pintura à mão e cordas de garrafa PET.
A Atelier Chilaze tem um século de história. A empresa começou com o imigrante sírio Salim Chilaze e percorreu diferentes gerações da família. Hoje, é tocada pelas irmãs Claudia e Sandra Chilaze, com um DNA mergulhado no lifestyle carioca.
As peças começaram a ser vendidas no Saara, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, a marca tem um espaço físico em Ipanema, além do e-commerce. Os itens ainda podem ser comprados via WhatsApp.
Colaborou Rebeca Ligabue