in ,

Apple libera atualização e corrige falhas que teriam permitido espionagem de dispositivos; saiba como se proteger!

Uma atualização de segurança foi liberada pela Apple nesta segunda-feira (14), visando corrigir uma vulnerabilidade e barrar possíveis espionagens em seus dispositivos. iPhones, iPads, Apple Watches e Macs estavam, de certa forma, sob risco de serem acessados pelo spyware Pegasus – uma espécie de vírus, da empresa israelense NSO Group.

Com essa brecha na segurança, o Pegasus era instalado nos aparelhos sem qualquer ação do usuário, num sistema tipo “zero clique”. De acordo com a Apple, essa falha era utilizada quando um arquivo PDF era processado, podendo levar a uma “execução arbitrária de códigos”, ou seja, que esses códigos fossem processados sem permissão da pessoa. Acredita-se que os arquivos também chegavam aos dispositivos através da extensão GIF.

A empresa israelense NSO Group usou a falha nos sistemas para espionar através do seu spyware Pegasus. (Foto: Towfiqu barbhuiya on Unsplash)

As vulnerabilidades foram descobertas pelo Citizen Lab, um laboratório interdisciplinar que pesquisa segurança digital na Universidade de Toronto, no Canadá. Em julho do ano passado, os pesquisadores disseram ter percebido indícios de que o NSO Group usou a brecha para invadir o iPhone de um jornalista da emissora Al Jazeera.

Continua depois da Publicidade

No mesmo mês de 2020, jornais britânicos e norte-americanos relataram que grupos de ativistas, jornalistas e políticos de oposição de 50 países poderiam ter tido seus smartphones invadidos e espionados pelo Pegasus. Agora, a Apple buscou uma solução para o problema. A atualização dos sistemas também corrigiu outra vulnerabilidade identificada por um pesquisador anônimo. Neste segundo caso, códigos eram executados enquanto o conteúdo de algumas páginas da Internet eram processados.

Como atualizar seu aparelho?

Com a nova atualização de segurança, boa parte dos usuários Apple receberá uma notificação sobre isso. Entretanto, é possível encontrar a atualização manualmente seguindo esse breve passo a passo:

1) Vá até a seção “Ajustes” do seu dispositivo;
2) Selecione a opção “Geral;
3) Em seguida, clique em “Atualizações de Software”.

Apple Iphone3
Já é possível atualizar os sistemas e se proteger das falhas de segurança. (Foto: Divulgação/Apple)

Feito isso, é só fazer o download da atualização em questão e instalá-la em seu aparelho. A medida deve proteger os aparelhos dessa vulnerabilidade para o Pegasus. As novas versões dos sistemas operacionais da Apple são as seguintes: iOS 14.8; iPadOS 14.8; watchOS 7.6.2; macOS Big Sur 11.6; e macOS Catalina Security Update 2021-005.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.12&appId=356266971538082&autoLogAppEvents=1″;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Veja mais em HugoGloss

O que você acha?

Um Maluco no Pedaço: Elenco completo do reboot é revelado; confira quem será tio Phil, tia Vivian e mais!

Marinheiro é atacado por capivara enquanto nadava em lago no DF; assista ao vídeo chocante!