Na noite dessa terça-feira (9/4), a Aluf abriu a edição N57 do São Paulo Fashion Week. Fundada pela estilista Ana Luisa Fernandes, a marca preparou uma apresentação comovente, com orquestra sinfônica e balé na passarela.

Vem conferir!

Débora Nascimento desfilando em passarela de moda - Metrópoles
A Aluf foi responsável pela abertura do São Paulo Fashion Week N57

 

Prosopopeia da Aluf

“Foi durante um concerto de cordas que tive o momento de catarse. Me emocionei e chorei do início ao fim. Chorei de emoção e de saudade de criar coisas que nos elevem a um estado emocional e psicológico superior à satisfação estética, que nos arrebatam, nos elevem”, destacou, em comunicado, a diretora criativa.

Intitulada Prosopopeia, a coleção foi inspirada no barroco. Em sincronia com a pegada artística, o desfile foi uma fusão entre moda, arte e música, com a presença da Orquestra Sinfônica Heliópolis e da bailarina Hellen Texeira na passarela, para dar apoio à mensagem que a fundadora da Aluf queria entregar.

Com matéria-prima 100% nacional e paleta sóbria, as peças apresentadas foram desenvolvidas em materiais como veludo, chiffon, foil e jacquard. Entre as texturas, acetinado, aplicações, plissado e leve transparência.

O toque lúdico também apareceu. Modelagens acinturadas, mas com volumes pontuais, destacam isso. No entanto, as roupas se mantêm práticas para o dia a dia de uma pessoa atarefada, ainda que eclética e sonhadora — assim como Ana Luisa.

Look branco com aplicações. Modelo na passarela da Aluf, desfile de abertura do SPFW N57 - Metrópoles
O barroco tem características expressivas e exageradas

 

Look de alfaiataria clara. Modelo na passarela da Aluf, desfile de abertura do SPFW N57 - Metrópoles
A fundadora Ana Luisa Fernandes apresentou a própria leitura do estilo artístico na coleção Prosopopeia

 

Look branco. Modelo na passarela da Aluf, desfile de abertura do SPFW N57 - Metrópoles
O conjunto de criações foi nomeado a partir do poema épico de Bento Teixeira, autor que deu início à literatura barroca brasileira

 

Look marrom. Modelo na passarela da Aluf, desfile de abertura do SPFW N57 - Metrópoles
A paleta de cores é sóbria

 

O drama e a teatralidade, que permearam o show musical, revelaram em plena sintonia poética cada peça de roupa. A fluidez dos vestidos, a elegância das modelagens e a imponência dos acessórios — com direito a maxichapéus e laços — deram o tom performático e delicado, ao mesmo tempo.

“A vontade de resgatar o ‘sentir tanto’ em contraponto à dormência emocional dos dias digitais, me levou a criar Prosopopeia”, enfatizou a estilista.

Apesar de Ana Luisa se inspirar em referências de séculos passados, a abordagem da designer nesta temporada incorporou também a tecnologia na coleção. A nova estampa da marca, intitulada Mimo, é inspirada no quadro com flores de Jan Davidsz de Heem, do barroco holandês. O print foi criado partir de uma ferramenta de inteligência artificial.

No styling assinado por Larissa Lucchese, o comprimento mini foi incrementado com meia-calça, e camisa com gola polo combinada com saia rodada. Para completar os visuais, as bolsas e os calçados da etiqueta Escudero.

Look preto. Modelo na passarela da Aluf, desfile de abertura do SPFW N57 - Metrópoles
Os acessórios da Escudero complementam os looks apresentados

 

Look preto. Modelo tatuada na passarela da Aluf, desfile de abertura do SPFW N57 - Metrópoles
O veludo feito com fibra Lenzing Ecovero é desenvolvido a partir da celulose de fibras de madeira certificada

 

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: “rec-reel-2n5-a”,
container: “taboola-mid-article-reco-reel”,
placement: “Mid Article Reco Reel”,
target_type: “mix”
});

Chapéu branco. Modelo na passarela da Aluf, desfile de abertura do SPFW N57 - Metrópoles
A transparência das roupas dá mais movimento ao corpo

 

Look com estampa de flores. Modelo na passarela da Aluf, desfile de abertura do SPFW N57 - Metrópoles
Estampa Mimo, criada com inteligência aritificial


São Paulo Fashion Week N57

A semana de moda seguirá até este domingo (14/4), com desfiles entre os shoppings JK Iguatemi e Iguatemi São Paulo. No cronograma, mais 26 marcas apresentarão novas criações, incluindo o retorno de nomes já consagrados, como Amapô Jeans, André Lima e Lilly Sarti. Esta temporada, que tem como tema Sintonia, recebe também as estreias das marcas Catarina Mina e Reptilia.


Veja mais em Metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *