O marketing do universo musical mudou completamente nos últimos anos.

Na verdade, antes era muito mais difícil!

O artista dependia quase que somente de uma meia dúzia de executivos de gravadoras que decidiam o destino de uma classe inteira.

Eles ouviam seu CD ou fita demo e decidiam no “gostômetro” se gostavam ou não de você, se rolariam alguma chance… ou se você seria enviado ao limbo do entretenimento.

Mesmo que, de alguma forma, você estivesse na frente das pessoas certas e conseguisse um contrato com uma gravadora, você ainda teria que rezar para que eles investissem grana viva em marketing para promover sua música.

E você teria que esperar que eles selecionassem um deternimado número de músicas para compor seu álbum.

E no final, se uma dessas músicas não estourasse, você estaria acabado!

Ainda bem que as coisas são diferentes hoje.

Agora, temos tantas
plataformas de redes sociais e tantas oportunidades para os artistas
se promoverem que fica difícil até listar aqui.

Você não precisa mais esperar que algum executivo em um escritório por aí perceba sua existência e resolva fazer algo!

Muitos
artistas vivem reclamando que “ninguém paga mais por música” porque tudo é
tão grátis disponível.

Mas a real mesmo é que enquanto esses reclamões fracassados resmugam, existem muitos outros que construíram uma excelente base de fãs graças aos serviços de
streaming e plataformas gratuitas como o Soundcloud e o YouTube.

Se
você é um artista mente aberta, que está afim de evoluir na carreira de verdade utilizando o que o mundo hoje tem a oferecer, veja a seguir algumas ideias de um dos maiores nomes do marketing atual, Gary Vaynerchuk, que você pode usar para
aumentar sua base de fãs e promover seu som!


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