Cobiçadas por uns, criticadas por outros, as peças de couro fazem parte do vestuário há séculos. Apesar de o uso da pele de animais ser condenado por ativistas ambientais, os itens ainda são comuns na moda. Estão presentes em sapatos, bolsas, calças, carteiras, entre outros itens. Por isso, a coluna ouviu uma especialista que deu dicas de como aumentar a vida útil dos produtos.

Vem conferir!

Na imagem com cor, pessoa posa com peças de couro - Metrópoles
Peças de couro são comuns na moda

 

Peças de couro

Versátil e fashion, o couro é um dos materiais mais cobiçados da indústria da moda. Em território nacional, o principal fornecedor da matéria-prima é o boi. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, há mais de 244 milhões de cabeças de gado no Brasil.

Com uma alta demanda, o animal passou a ser usado em outros segmentos da economia. Assim, o Brasil se tornou um dos maiores produtores mundiais de couro estima-se que, atualmente, 80% da produção seja exportada.

Antes de ser transformada em itens como bolsas e casacos, as peças de couro passam por um processo químico, intitulado curtida. O procedimento consiste em uma operação para que o material não apodreça após o abate do bicho. Além dos bois, porcos, cabras e ovelhas estão entre os animais mais presentes na confecção de couro em terras brasileiras.

Apesar do couro ser uma matéria-prima consolidada na economia nacional, principalmente no mercado de luxo, novas alternativas surgem no mercado como concorrentes. Itens de origem vegetal e sintéticos fazem cada vez mais parte da rotina das indústrias e consumidores.

Um dos principais atrativos para se ter peças de couro está relacionado à durabilidade. Contudo, para prolongar a vida útil das peças, é necessário adotar cuidados especiais. A coluna ouviu a especialista Luiza Mallmann, fundadora e diretora criativa da Ryzí, etiqueta de acessórios que tem o couro como destaque, para auxiliar nas demandas especificas.

Na imagem com cor, pessoa posa com peças de couro - Metrópoles
A alta criação de cabeças de gado faz com que o Brasil seja um dos maiores produtores de couro

 

Na imagem com cor, pessoa posa com peças de couro - Metrópoles
O couro animal é um material utilizado em diversas áreas da indústria

 

Na imagem com cor, pessoa posa com peças de couro - Metrópoles
Na moda, o couro é durável

 

Na imagem com cor, mulher especialista em peças de couro - Metrópoles
Especialista em couro, Luiza Mallmann é a fundadora da marca Ryzí

Confira a entrevista com a designer Luiza Mallmann:

Como lavar peças de couro?
Não se lava peças de couro; ele resseca, pois é um material natural. O ideal é sempre manter hidratado com um creme neutro e, assim, seu produto pode durar anos! Mas hoje em dia existem produtos específicos para a limpeza.


Como armazenar?
Sempre bom armazenar em lugares arejados e dentro de um saco de tecido. Não deixe em um lugar úmido, senão elas criam mofo e você perde a peça, infelizmente.


Como manter a durabilidade das peças?
Conservar as peças com espaço entre si, sempre hidratando. Por ser um material natural, evite deixar ao sol. É ótimo ter um desumidificador nos armários ou antimofo para as bolsas não estragarem. Lugar fechado ou peças mal armazenadas, como colocadas em sacos plásticos, fazem o couro reter a umidade, danificando-as. Cuidando direitinho elas duram a vida toda!


O que fazer caso a peça apresente danos?
Geralmente, por ser um material natural, o couro mancha ou risca. Quanto mais natural o acabamento, mais sensível ele é. Couro camurça é bom impermeabilizar, mas altera o tom. Se o couro for manchado, rasgado, molhado, manchado permanentemente, queimado ou com qualquer dano severo, só substituindo a peça. Mas sempre tem a possibilidade de pintá-la, caso esteja com a cor desgastada.


O que caracteriza uma peça de couro?
O couro é um material nobre e natural, tendo suas “imperfeições” como toda pele. Quanto mais marcas naturais são vistas na pele, por menos processos químicos ela passou. Para o couro sintético, ou ele é completamente liso ou tem a textura natural do couro estampada. O couro natural é um material que dura a vida toda, inclusive podendo durar gerações.

 

Peças em couro sintético devem se utilizar as mesmas dicas?
Não, o couro sintético deve ser cuidado como outros materiais sintéticos.

Na imagem com cor, mulher negra de pele escura posa com bolsa metalizada - Metrópoles
Com criações descontraídas, a Ryzí é um dos destaques nacionais na fabricação de acessórios de couro

 

Na imagem com cor, mulher posa com peças de couro - Metrópoles
Nova no mercado, a Coro oferece peças despojadas de vestuário em couro

 

Na imagem com cor, mulher posa com peças de couro - Metrópoles
Couro não pode ser lavado

 

Na imagem com cor, mulher posa com peças de couro - Metrópoles
Bolsas e sapatos estão entre os principais itens de couro

 

Na imagem com cor, mulher posa com peças de couro - Metrópoles
Há alternativas para quem não quer consumir couro animal

 

Na imagem com cor, pessoa posa com peças de couro - Metrópoles
Na indústria, os materiais sintéticos e de origem vegetal são alternativas

 

As peças de couro enfrentam a pressão de ambientalistas, organizações sociais e de defensores da não utilização de animais na indústria textil. Nos últimos anos, grifes e marcas têm se reposicionado sobre a utilização da matéria-prima nas coleções.


Veja mais em Metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *