Uma das principais tendências estéticas que a moda viveu nos últimos meses foi o blokecore, que leva o uniforme de futebol do campo para as ruas. Com legiões de fãs por todo o mundo, artistas de K-pop são alguns dos principais representantes da trend. Camisetas de times, até mesmo a de um clube do interior paulista, figuram o estilo em shows e videoclipes internacionais.
Vem conferir!
A tendência do blokecore atingiu a cultura pop asiática quando o grupo Blackpink lançou o videoclipe de uma das músicas de maior sucesso, Pink Venom. Na produção, a integrante Jennie vestiu uma camiseta Adidas do time inglês Manchester United. Segundo relatos, a peça esgotou nas lojas após o lançamento do vídeo, atualmente com quase 60 milhões de visualizações.
Logo em seguida, outro fenômeno, chamado NewJeans, teve como figurino do clipe de Attention camisetas de diferentes esportes, como a união do uniforme do time francês Olympique de Marseille com calças e lenços da grife conterrânea Louis Vuitton. Esse foi o início de uma longa onda de idols, como são chamados os artistas de K-pop, vestindo-se com os itens esportivos em diferentes ocasiões.
Blokecore e K-pop
O grupo NewJeans se tornou referência no blokecore em meio ao K-pop. A Nike Football produziu uma campanha publicitária com as integrantes, que usaram roupas de diferentes seleções patrocinados pela marca, como a norte-americana e a sul-coreana.
Outra campanha com idols foi em setembro de 2023, quando o perfil oficial do FC Barcelona no X (antigo Twitter) publicou uma parceria do time com o Spotify, que vestiu as artistas do Le SSerafim com as camisetas do time catalão. O clube e a empresa de streaming musical souberam aproveitar as febres do K-pop e do blokecore em uma ação que gerou inúmeros comentários positivos nas redes sociais.
Futebol brasileiro
Um caso curioso aconteceu em outubro, no Japão, quando Rio, integrante da girlband NiziU, usou a camiseta do time brasileiro Guarani, que está na segunda divisão do campeonato nacional. Com a surpresa, o clube celebrou nas redes sociais: “Diretamente de Tóquio para Campinas. (…) É o Guarani até do outro lado do mundo!”
Sites sul-coreanos estão vendendo réplicas do uniforme da equipe de Campinas. A principal teoria é de que eles tenham conhecido o uniforme em 1996, quando o Guarani fez uma excursão ao Japão, devido a dois amistosos. Quase três décadas depois, a chegada do blokecore popularizou a camiseta do clube do interior de São Paulo no país asiático.
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As tendências do mundo da moda são espalhadas por todo o mundo graças a personalidades influentes que aderem a tendências. A união do K-pop com o blokecore é um exemplo real disso. Com milhões de ouvintes e fãs que acompanham os hits e se inspiram no lifestyle, os idols são importantes personagens fashion, e têm o poder de definir o que está em alta no quesito estilo.