Habla mesmo! Taylor Swift se manifestou sobre a acusação de plágio que enfrenta desde 2017, por conta da letra do hit “Shake It Off”. Os compositores Sean Hall e Nathan Butler alegam que a estrela copiou um trecho da música “Playas Gon’ Play”, do grupo 3LW. Nesta segunda-feira (8), a cantora apresentou documentos em sua defesa, na corte norte-americana.

A Billboard teve acesso à documentação entregue pela artista, no qual ela nega as acusações: “A letra de ‘Shake it Off’ foi escrita inteiramente por mim“. Sean e Nathan afirmaram que Taylor usou a frase “Playas gon’ play/ And haters, they gon’ hate“, da faixa de 2001. Porém, no primeiro single do álbum “1989”, a parte indicada apareceu como: “Cause the players gonna play, play, play, play, play/ And haters gonna hate, hate, hate, hate, hate“.

A diva também detalhou o processo de composição da faixa. “Eu me baseei em experiências da minha vida, em particular, no implacável julgamento público da minha vida pessoal. Reportagens no estilo ‘clickbait’, manipulação pública e outras formas de críticas que aprendi que só precisava ignorar e focar na minha música”, contou.

Continua depois da Publicidade

“Com Shake It Off, eu queria dar uma abordagem cômica e empoderadora para ajudar as pessoas a se sentirem melhores com as críticas através da música, da dança e da independência pessoal, permitindo que elas se livrassem das críticas negativas”, complementou a artista.

Taylor Swift nega acusação de plágio. (Foto: Getty)

Segundo Taylor, o motivo para ter usado a expressão foi por ouvir constantemente frases com essa conotação em seu cotidiano. “Lembro-me de ouvir frases sobre o jogo de jogadores e ódio declarado por outras crianças, enquanto frequentava a escola em Wyomissing Hills e no ensino médio em Hendersonville. Essas frases eram parecidas com outros ditados comumente usados, ​​como ‘não odeie o jogador, odeie o jogo’. Fiquei impressionada com as mensagens de que as pessoas que estão dispostas a fazer algo o farão, e a melhor maneira de superá-los é dar os ombros e continuar vivendo”, disse.

Continua depois da Publicidade

“Também me lembro de ouvir frases semelhantes de jogadores e inimigos em muitas músicas, filmes e outros trabalhos antes de ‘Shake It Off’. Por exemplo, eu estava presente no Country Music Awards de 2013 e ouvi Eric Church tocar sua música ‘The Outsiders’, que inclui a letra ‘the player’s gonna play and a haters gonna hate’”, continuou.

Taylor 3
“Shake It Off” foi lançada em 2014 como o carro-chefe do álbum “1989”. (Foto: Reprodução/YouTube)

A cantora ainda disse que nunca tinha ouvido falar na música “Playas Gon’ Play” ou no grupo 3L, antes de ser informada da ação legal. Ela explicou que seus pais não permitiam que ela assistisse programas musicais de TV até os 13 anos de idade. De acordo com a Pitchfork, a primeira vez que a canção foi transmitida em canais de televisão, como a MTV, Taylor tinha 10 anos.

Continua depois da Publicidade

A mãe da estrela, Andrea Swift, também se pronunciou sobre o assunto, negando a possibilidade da filha ter ouvido a faixa antes de escrever “Shake It Off”: “Taylor não frequentava festas do pijama na casa de amigos quando jovem porque morávamos em uma fazenda até os seus 10 anos e eu sempre preferia que os amigos viessem à nossa casa”. 

Segundo a documentação, o advogado da loirinha afirmou que acusações desse tipo são muito comuns no mundo da música. “Infelizmente, não é incomum que uma música de sucesso seja recebida por pessoas esperando um ganho inesperado, com base em alegações tênues de que sua própria música foi copiada. Mas mesmo contra esse pano de fundo, a alegação dos queixosos se destaca como particularmente infundada”, escreveu ele.

O processo

Swift foi acusada em 2017 pelos compositores Sean Hall e Nathan Butler por plagiar a música “Playas Gon’ Play” do grupo 3LW. No ano seguinte, a ação foi julgada como improcedente por um juiz. A justificativa foi a de que as frases acusadas de plágio eram muito simples e amplamente usadas na cultura pop, por isso ninguém deveria ser capaz de monopolizá-las.

3LW
Grupo 3LW que canta a faixa “”Playas Gon’ Play” (Foto: Getty)

Segundo o The Guardian, a sentença foi revogada em 2019 e um juiz confirmou, em 2020, que a ação iria adiante em Los Angeles. No ano passado, os advogados da cantora solicitaram mais uma vez a decisão em seu favor. Em dezembro, uma autoridade confirmou que o caso seria decidido por um julgamento com júri, mas ainda sem data definida.

Continua depois da Publicidade

“Shake It Off” foi lançada em 2014, como primeiro single do álbum “1989”. O disco, inclusive, rendeu o Grammy de “Álbum do Ano” para a artista, em 2016.

Compare as duas músicas:



Siga o Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossas notícias!



Veja mais em HugoGloss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *