“Estilo criativo e habilidade combinados com uma abordagem contemporânea”. É isso que promete a nova edição do projeto T Factory, da marca italiana Tod’s. Há três anos, a iniciativa funciona com uma espécie de laboratório criativo por meio colaborações com diferentes designers. Para a próxima versão, que será lançada em setembro deste ano, o convidado é o japonês Ryo Kashiwazaki, idealizador da Hender Scheme.
Vem saber mais!
Nascido na capital japonesa, Ryo Kashiwazaki começou sua carreira na moda em uma fábrica de calçados quando era universitário, em 2005. Cinco anos mais tarde, fundou a Hender Scheme, especializada em artigos de couro fino.
Focada principalmente em calçados, a grife autoral prioriza o artesanato e inovações técnicas. As criações são caracterizadas pela incorporação de couro de porco à prova d’água. O designer já colaborou com outras labels renomadas, como Adidas, Dr. Martens, Sacai e The North Face.
Para a cápsula da T Factory, Kashiwazaki trabalhou em conjunto com Walter Chiapponi, diretor criativo da Tod’s. Ainda não foram revelados detalhes da coleção, mas as marcas envolvidas informaram que a novidade será lançada com um evento durante o próximo Milão Fashion Week.
As peças ficarão disponíveis imediatamente em lojas selecionadas da Tod’s e também no e-commerce internacional da etiqueta. Também poderão ser encontradas em multimarcas, como a 10 Corso Como, em Milão, na Itália e em Seul, na Coreia do Sul; e no Dover Street Market, em Tóquio (Japão), Pequim (China) e Cingapura.
A inspiração para o nome do projeto vem do estúdio The Factory, de Andy Warhol, criado nos anos 1960, em Nova York (Estados Unidos). A estreia do T Factory, da Tod’s, foi em 2018, com o designer italiano Alessandro Dell’Acqua.
Depois, o protagonista foi Alber Elbaz, em 2019. A participação, inclusive, foi um dos últimos trabalhos do estilista, que morreu devido a complicações da Covid-19, em abril de 2021. No ano passado, o T Factory fez uma parceria com Maiko Kurogouchi, o designer por trás da marca japonesa Mame Kurogouchi.
Colaborou Rebeca Ligabue
O post T Factory: projeto colaborativo da Tod’s recebe a marca Hender Scheme apareceu primeiro em Metrópoles.