Antigamente, quem gostaria de aprender a tocar violão precisaria ir até um local que oferecesse aulas desse instrumento. No entanto, a dinâmica social e a internet trouxeram novas possibilidades para os estudantes.

Atualmente, quem quer aprender a tocar esse instrumento pode
entrar em um site que permite que seu visitante faça aulas de violão online do conforto da sua casa, no intervalo do trabalho ou
em qualquer outra situação. Mas isso não significa vantagens só para quem
aprende, mas também para quem ensina.

Isso porque o professor não precisa sair de casa para ensinar o aluno, bem como não perde tempo indo na residência de cada estudante. Já os estudantes não precisam se deslocar até determinado local para aprender.

Muito além das vantagens de fazer aulas de violão online, existem outros pontos positivos de quem deseja aprender esse instrumento que não necessariamente estão atrelados à mobilidade em si.

Sua memória fica mais saudável

O aprendizado de um instrumento musical faz toda a diferença para quem deseja ter uma memória saudável. Na medida que você aprende a tocar violão, ativa partes do cérebro que não necessariamente seriam ativadas realizando outras atividades do seu dia a dia.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Zurique, há maior ativação da memória e do controle motor cerebral quando você aprende a tocar violão ou outros instrumentos musicais. Com isso, quem investe nesse tipo de aprendizado consegue trabalhar outros setores do seu cérebro que podem não ser tão exercitados com a correria diária.

Redução de estresse

Atualmente, diversas pessoas procuram maneiras de reduzir o estresse. Afinal, a saúde mental é essencial para que um indivíduo possa ter equilíbrio. É nesse caso que o aprendizado de um novo instrumento faz toda a diferença na vida de quem aprende a tocá-lo.

É isso que sugere um estudo da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, com a Escola de Medicina e de Biossistemas Aplicados. De acordo com os pesquisadores que realizaram a pesquisa e coleta de dados, quem aprendeu um novo instrumento ao longo do período estudado teve níveis menores de estresse do que outras pessoas analisadas. Isso, por sua vez, evidencia a importância do aprendizado musical para o bem-estar de quem aprende.

Impactos positivos também na socialização

A capacidade de socialização das pessoas foi comprometida ao longo dos anos por diversos motivos. No entanto, a ciência já comprovou a importância das relações sociais para os seres humanos.

Ainda no tema da socialização, aprender a tocar um instrumento entra em cena pela capacidade dessa prática atrair novas pessoas e permitir que elas possam socializar umas com as outras. Esse aspecto tem um papel de protagonista no aprendizado musical.

Afinal, para aprender a tocar violão, guitarra ou qualquer outra opção, as pessoas precisam ter aulas com professores e, nesse caso, devem aprender a socializar por ter que aprender com seu professor ou professora.

Autoestima e confiança

Ainda no campo das vantagens dos motivos de fazer uma aula de violão pela internet está a presença da autoestima e da confiança de quem aprende a tocar. Isso porque a pessoa se sente muito mais a vontade e confiante de mostrar suas habilidades quando aprende de verdade.

A confiança é um aspecto fundamental para melhorar a autoestima dos indivíduos e, nesse caso, o aprendizado faz toda a diferença na vida de quem quer mudar seu bem-estar. Todas essas vantagens ajudam a entender o porquê do aprender a tocar um instrumento é tão importante para quem quer mudar a sua vida e transformar aspectos que já foram comprovados como essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Caso esse seja o seu caso, aproveite para aprender a tocar violão online e obtenha todos os benefícios que essa atividade oferece.

As vantagens diretas para a Produção Musical

Pode parecer que não mas aprender a tocar violão acústico tem um grande impacto na habilidade de um produtor musical. Isso ocorre porque as habilidades e conhecimentos adquiridos ao tocar esse instrumento versátil podem ser aplicados na produção musical.

A aprendizagem tambem ajuda a desenvolver de forma profunda os elementos musicais, como melodia, ritmo e harmonia, que podem ser aplicados na criação de faixas bem estruturadas.

Essa arte também estimula a criatividade e habilidades de improvisação, permitindo que o produtor crie melodias e harmonias de forma espontânea. Compreender a mecânica do instrumento também fornece insights valiosos sobre produção e manipulação sonora.

Em resumo, aprender a tocar violões acústicos pode beneficiar os produtores musicais, aprimorando sua compreensão musical, expandindo sua paleta sonora e promovendo a criação de obras musicais mais interessantes e completas.

Load the next article


Veja mais em Mixmag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *