A coleção online de música ao vivo, Live Music Archive, já reúne mais de 250.000 gravações de shows, todas disponíveis para você curtir de graça.

Lançado inicialmente em 2002, o Live Music Archive coleta gravações, sem perda de qualidade, de shows e performances ao vivo abrangendo diversos gêneros, e agora hospeda mais de um quarto de milhão de gravações.

A coleção remonta a 1959 e inclui três das primeiras gravações feitas pelo músico americano e membro fundador do Grateful Dead, Phil Lesh.

COVER STORY | A artista turca Elif está em ascensão meteórica e você não pode perdê-la de vista

O fundador do Internet Archive, Brewster Kahle, chamou a coleção de “uma grande vitória para a internet aberta” e um arquivo “fantasticamente popular” entre os fãs (via Internet Archive Blogs).

“Os fãs ajudaram a construí-lo. As bandas o apoiaram. E o Internet Archive continuou a escalá-lo para atender à demanda”, explicou.

Ao longo de seus 20 anos, o Live Music Archive coletou gravações de música ao vivo com a ajuda de fãs e voluntários, a uma taxa de upload de “quase 30 itens por dia”, afirmam eles. A coleção completa ocupa mais de 250 terabytes nos servidores do Internet Archive.

Read Next | Artista americana-taiwanesa JVNA anuncia segundo album de estudio ‘Play With You’ e lança single empoderador de mesmo nome

“Não deveria custar nada para disponibilizar algo de graça”, explicou Kahle. “Queríamos tornar possível para as pessoas disponibilizarem coisas sem terem que vender suas almas para uma plataforma que vai explorá-las para publicidade. Isso parecia ser o mundo que deveria existir, e pensamos que poderíamos ajudar nisso.”

O site de acesso gratuito também oferece gravações de áudio em qualidade lossless e em formato MP3, com permissão concedida por mais de 8.000 artistas ao longo dos anos. Em 20 anos, usuários de todo o mundo ouviram as gravações de áudio do Live Music Archive mais de 600 milhões de vezes.

Confira os arquivos do Live Music Archive here.

COVER STORY | De um vilarejo na Ucrânia às melhores baladas do mundo. Conheça Xenia, estrela em ascensão no techno!

Load the next article


Veja mais em Mixmag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *