Nos últimos meses, bombou nas redes sociais a reprodução de vozes através da Inteligência Artificial (IA). Porém, agora isso talvez tenha ido um pouco longe demais… A influencer Mia Dio, de 22 anos, viralizou ao usar a ferramenta para clonar a voz do namorado durante uma conversa com o melhor amigo dele. Ela queria saber o que tinha acontecido na noite anterior, mas se deparou com um desfecho surpreendente.

No vídeo postado no seu TikTok, ela explicou que o rapaz estava tendo atitudes esquisitas, por isso ela decidiu usar a tecnologia para esclarecer o que estava acontecendo. A mulher ainda explicou o passo a passo do processo de clonagem da voz do seu parceiro. “Vou clonar a IA da voz do meu namorado, ligar para o melhor amigo dele e descobrir se ele mentiu para mim sobre o que estava fazendo ontem à noite”, iniciou ela.

“Meu namorado está agindo de um jeito muito estranho. Eu abri um software de clonagem e transferi mensagens de voz que ele havia me deixado. Digitei um script do que eu queria que ele dissesse ao amigo dele. Aí está o projeto”, contou ela. Mia, então, ligou para o amigo e se passou por seu namorado ao questionar o que havia acontecido na noite anterior.

O amigo teria acreditado que a voz era realmente do namorado de Mia e não só contou o que aconteceu na festa que os dois foram juntos, como ainda confirmou uma traição. “Cara, você bebeu muito no McDensen’s ontem à noite e beijou uma garota universitária aleatória na frente de todo mundo”, revelou ele. A postagem já conta com 2,7 milhões de visualizações e mais de 300 mil likes. Assista ao vídeo abaixo:

 

@miadio I cloned my boyfriends voice using #AI to find out if he was cheating on me. #fyp #cheating #boyfriend #voicecloning ♬ original sound – Mia Dio

No entanto, ao The Guardian, Mia contou que tudo não passou de uma encenação. Tanto o namorado quanto o amigo estavam envolvidos no plano desde o início. Segundo ela, a intenção sempre foi compartilhar o truque para qualquer pessoa que estivesse com dúvidas sobre o comportamento de seu companheiro.

Continua depois da Publicidade

“Comecei a pensar em cenários da minha própria vida em que uma imitação de voz de IA teria sido útil. Pensei em um ex que havia me traído e como esse tipo de tecnologia teria me poupado muito tempo. Decidimos tentar com a voz dele e ficamos chocados com a proximidade dos resultados – e tivemos a ideia do vídeo fictício da pegadinha juntos”, disse ela.

De acordo com a publicação, Mia usou um software chamado ElevenLabs para clonar a voz do seu namorado. Ela contou que pagou o valor de aproximadamente US$ 4 (cerca R$ 19,60) para ter acesso à ferramenta.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques



Veja mais em HugoGloss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *