De Brasília, a designer de moda Thayna Tavares foi uma dos 15 profissionais selecionados globalmente para realizar um mestrado na Universidade de Paris Dauphine, na cidade francesa. Para que a pesquisa em sustentabilidade em gerência de luxo, no entanto, ela busca apoio financeiro que complete os custos de representar o Brasil na capital da moda.
Vem saber mais!
Desde a infância, graças ao hobby de costura da mãe e da avó, Thayna Tavares tem a moda como parte do dia a dia, mas foi recentemente que a arte se tornou profissão. Após se formar em nutrição, a pandemia da Covid-19 fez a jovem reavaliar as próprias escolhas e seguir um antigo desejo. “Decidi correr atrás do meu sonho de trabalhar com moda, e, desde 2022, me dedico totalmente à área”, revela a brasiliense, que cursou design de moda no Centro Universitário Iesb.
Ao saber do mestrado em Paris por meio de uma amiga residente do país europeu, Thayna decidiu tentar uma das 15 vagas. “A ideia de estar no centro da moda de alta qualidade me motivou a aplicar. Meu projeto de sustentabilidade em gerência de luxo busca desenvolver soluções práticas para a indústria de moda de luxo, promovendo um consumo mais consciente e reduzindo o impacto ambiental”, conta à coluna.
Compromisso com a sustentabilidade na moda
Thayna acredita que a moda pode e deve ser sustentável. Durante os estudos, ela se aprofundou no tema e no impacto ambiental da indústria. “A moda sustentável vai além de criar peças bonitas. Trata-se de usar materiais ecológicos, técnicas de produção ética e incentivar um consumo mais consciente”, explica.
A pesquisa de conclusão de curso na graduação foi centrada na temática e ela já aplicou conceitos na prática. “Minha motivação está ligada ao desejo de criar peças que respeitem o meio ambiente. A combinação de moda e sustentabilidade nos permite explorar novos materiais ecológicos e técnicas de produção ética”.
Thayna e Pierre Cardin
Em 2023, Thayna se destacou no concurso de jovens designers da Pierre Cardin, no qual foi finalista. O desafio se baseava em criar um look completamente sustentável que refletisse a estética e o posicionamento da grife francesa.
Na primeira etapa do Young Designers Contest, a brasiliense foi uma das três selecionadas pelo Iesb para representar o centro universitário. Na etapa seguinte, os designers da Pierre Cardin, juntamente com o atual presidente e sobrinho do fundador da marca, Rodrigo Basilicati-Cardin, selecionaram os finalistas entre os 600 estilistas participantes.
“Fiquei emocionada ao saber que estava entre os finalistas e fui convidada para um workshop em São Paulo. Tive o privilégio de conversar com Rodrigo Cardin, que analisou meu croqui e pediu para eu compartilhar mais sobre minhas inspirações e pesquisas”, conta Thayna.
Busca por apoio para mestrado em moda
Para cobrir os custos do mestrado, Thayna organizou uma vaquinha e rifas com peças de roupas especiais. “Apesar dos meus esforços e do apoio da minha família e amigos, não conseguimos arcar com toda a despesa sozinhos. A comunidade pode ajudar compartilhando minha campanha, participando das rifas ou contribuindo de qualquer forma que puder”, enfatiza a estilista. As formas possíveis de apoio são explicadas no Instagram da designer.
window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: “rec-reel-2n5-a”,
container: “taboola-mid-article-reco-reel”,
placement: “Mid Article Reco Reel”,
target_type: “mix”
});