Curol: a ascensão feminina na cena eletrônica brasileira

Curol: a ascensão feminina na cena eletrônica brasileira

Curol definiu esse novo som como afro bass house.

por Karina Lima

Curol, veterana no universo da música eletrônica, tem atuado por anos como fotógrafa e já tem uma carreira consolidada dentro da cena. Recentemente embarcou em um novo desafio, o da produção musical.

Seu ultimo single “Freedom” lançado hoje, 25, pela Hub Records em parceria com Ciclame. A track é um bass house com características africanas – inclusive uma semana antes do lançamento já haviam buscas no Shazam pelo público da África do Sul- e chamou a atenção de Felippe Senne durante a live de react da Hub.

A mesclagem de estilos foi bastante elogiada por Senne e o fato de ser um som diferenciado chamou sua atenção. Curol definiu esse novo som como afro bass house.

“Freedom” teve sua capa desenhada especialmente pela artista plástica MazA, o desenho traz bastante dessa influência africana e dá um toque final harmonizando perfeitamente com a música.

Curol não parou por aí e já engatou o próximo lançamento pela Hub Records, “Mais Forte” será lançada em 16/10 e fará parte do álbum V.A. do Jørd.

A track foi escolhida através de um contest lançado pelo DJ, no total 10 músicas foram escolhidas para fazer parte do V.A. Puderam participar todos que adquiriram o pack de samples que foi lançado por Jørd junto com 3 vídeos de masterclass sobre produção musical.

A track já conta com o suporte do próprio Jørd, que disse ter gostado bastante e que vai incluir em seus sets.

Hudow, que foi professor de Curol, foi convidado por ela para uma parceria na track. Hudow tem um estilo diferente, mais psicodélico, então foi um desafio fazer algo fora da curva. Essa união resultou em um som sem subvertente definida, um som único com um groove mais sensual.

Curol é a única artista mulher que vai participar do V.A., fato que abre portas para que mais artistas femininas tenham espaço dentro da cena que hoje é predominantemente masculina. A representatividade sem dúvidas é importante e inspiradora para que mais mulheres possam mostrar sua capacidade e seu talento também dentro da música eletrônica.

Por falar em V.A e participações, Curol vai participar de outro V.A., dessa vez composto apenas por mulheres, sendo elas Carola, Carol Fávero, Carol Seubert, Gabi Giordan, Juliana Hauz, Julia Hils e Lari H. O projeto foi idealizado pela Ciclo Records em campanha ao Outubro Rosa e será lançado no dia 09/10. Todos os royalties serão convertidos para o Hospital do Câncer em Barretos.

Essa causa é especial para Curol pois seu pai já enfrentou a doença, por isso ela abraçou o projeto, ela sente a necessidade de passar uma boa imagem de conscientização por ela e o pai terem vencido essa batalha.

Haverá uma live para expansão da ideia do projeto que será patrocinada pela Beck’s, além de também já ter ganho apoio de grande parte da cena eletrônica, em breve serão divulgadas mais informações.


Veja mais em DJMag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *