Quando um trabalho supera a meta de alcance esperado, é sinal que os esforços depositados estão trilhando o caminho certo.

O produtor gaúcho Mezomo, uma das grandes apostas do Afro House nacional, assim que finalizou a produção da faixa “Novo Dia” já sabia que nela havia um grande potencial.

Recentemente, a faixa produzida em parceria com a vocalista Dri Reigado e lançada pelo Cocada Music, alcançou a marca de 200 mil plays nas plataformas de streaming, superando suas próprias expectativas.

“A faixa nasceu em um momento em que precisava expressar algo positivo, estava buscando criar uma música que inspirasse e indicasse tempos melhores. Após alguns dias absorvendo referências, criei o primeiro arranjo, gravando as cordas e os sintetizadores aqui no estúdio. Através de uma conversa com a galera da D.AGENCY, recebi o contato da vocalista Dri Reigado e gravamos os vocais em uma sessão no Estúdio Bossa em SP.

Assim chegamos ao resultado empolgante da track, e no dia da gravação já sabíamos que o projeto tinha bastante potencial. Mas os números de plays das minhas músicas ainda estavam na casa dos 4 ou 5 dígitos nas plataformas e não imaginava que ia alcançar esse número expressivo de 200 mil plays de forma tão breve” comenta Mezomo, surpreso com os resultados.

Veja tambem: O batuque de Aruanda reverbera pelo mundo

Porém, para alcançar uma performance tão eficiente, não foi pura sorte. Existiu um planejamento e um trabalho que foi além da produção criativa da própria faixa.

Alguns passos estratégicos devem ser pensados para serem executados antes, durante e após o lançamento da faixa, que fizeram toda a diferença no alcance do lançamento.

No caso de Mezomo, um planejamento completo foi traçado ao lado da Cocada Music, além de contar com um remix especial de Floyd Lavine, fazendo com que a faixa chegasse ainda mais longe.

Veja tambem: Daft Punk anuncia fim da dupla após 28 anos. Saiba mais!

Elaboramos o planejamento completo, iniciando com o convite ao Floyd Lavine para remixar, seguindo com a estratégia de pré-lançamento mostrando trechos do dia da gravação no estúdio, dando teasers do som, gerando buzz e estimulando o pré-save.

Durante os dias do release em si, uma série de matérias nos portais de comunicação para fazer a mensagem chegar nos players da cena nacional, e então a estratégia de pós-lançamento com vídeos dos suportes de artistas relevantes que tocaram a track, e uma série de stories criativos no Instagram, convidando o público à dar o play”, lembra.

Além de todo o planejamento crucial no alcance dos bons resultados da faixa, “Novo Dia” também foi escolhida para compor uma playlist especial e oficial do Spotify, ampliando ainda mais sua performance e conquistando uma boa legião de ouvintes.

Essa inclusão na playlist editorial foi o que mais fez a performance expandir. Então por isso considero que um PITCH bem feito foi fundamental, contando uma breve história do som e do vocal original e listando as estratégias de divulgação pretendidas.

O Spotify é o novo rádio, entrar em uma playlist oficial internacional da plataforma, é como entrar na seleção de mais tocadas de uma rádio internacional, e isso fez os números de reprodução diárias dispararem, até ultrapassar a faixa de 200 mil plays”.

Com o sucesso de “Novo Dia” e sua versão remixada por Floyd Lavine, a canção foi parar nos cases de grandes nomes do cenário internacional como Blond:ish e Hyenah, além de conquistar o suporte de diversos medalhões do circuito mundial.

Após o brilhante resultado do trabalho, Mezomo ainda deixa algumas dicas de ouro para os artistas que buscam um ótimo alcance com seus lançamentos: “A primeira é criar arte em alto nível. Ser incansável nos estudos e no estúdio, buscando a evolução extrema até chegar em um patamar de qualidade técnica e artística que vai tornar todo o resto mais fácil.

Depois é desenvolver algo original, único, com personalidade, que transmita uma essência e não simplesmente reproduza as ondas do momento. Para ganhar destaque nesse mundo saturado de hoje em dia, o artista precisa ser cada vez mais distinto. E então é ter um plano, um conjunto de estratégias claras e coerentes com o objetivo de maximizar o alcance e a relevância do lançamento, integrando diferentes mídias e ações.

Fazer esse material chegar às pessoas, tanto de forma orgânica quanto de forma paga. Tratar o lançamento do material com o mesmo capricho e carinho que aplicamos na criação da arte”, finaliza.

Veja tambem: Adesso Music recebe dois ícones da House Music remixando ‘Sugar’

Load the next article


Veja mais em Mixmag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *