Ele vem ensaiando o seu retorno há um tempo e, agora, conquistou de vez os holofotes. Ao mesmo tempo que resgata a essência de trabalhos artesanais feitos pela “vovó”, soma informação de moda e traz diversão às produções. É claro que estamos falando dele: o crochê. A técnica tem aparecido não somente em peças tradicionais como também na moda praia. O biquíni usado pela influenciadora Jade Picon, participante do BBB22, deu o que falar nas redes sociais. A coluna te conta um pouco mais sobre a tendência e ensina como cuidar das peças feitas desse material.

Vem conferir!

Giphy/Rede Globo/Reprodução

Item desejo

Não é de hoje que o mundo da moda tem voltado a sua atenção para as técnicas artesanais. O patchwork ganhou destaque em jaquetas, os bordados aparecem em camisas bem trabalhadas e o crochê tem sido visto em diferentes propostas. No entanto, uma característica é essencial para uma tendência arrebanhar adeptos: facilidade de reprodução. Nesse sentido, as peças com o último material saem na frente. Mesmo quem não se arrisca com a agulha e linha, consegue encomendar com costureiras locais, por exemplo.

O biquíni usado por Jade Picon no BBB22 apresenta a nova versão do crochê, que aparece colorido, divertido e com alto potencial fashion. A peça eleita pela participante do reality foi produzida pela Feline, marca paulistana focada em moda praia. O modelo cortininha conta com aplicação de flores e possibilidade de amarrações no pescoço e nas costas.

“A repercussão tem sido muito boa. As peças esgotaram e  estamos com uma fila de entrega enorme. Por ser um produto feito à mão, a produção é um pouco mais demorada. Para não deformar quando molha, por exemplo, fazemos com um fio especial”, conta a fundadora da marca, Lidiane Feline. De olho no que estava bombando na moda praia em outros países, a empresária decidiu trazer o conjunto para somar o portfólio de verão 2022 — e o resultado não poderia ter sido melhor.

A influenciadora digital não foi a única que se rendeu ao item desejo do momento. Ainda no ano passado, a cantora Dua Lipa foi clicada usando um conjunto com bordados na calcinha e no top. A atriz Camila Queiroz, a modelo Laura Fernandez e a empresária Camila Coelho não perderam a chance de montar produções para lá de estilosas na temporada de férias com estética semelhante.

Biquini crochê - Jade Picon
O biquíni usado por Jade Picon foi um dos assuntos mais comentados da semana

 

Biquini crochê - Jade Picon
A peça da marca Feline é feita de crochê e tem aplicações de flores no top

 

Biquíni de crochê - Jade Picon
Jade arrematou o conjunto com um bucket hat do mesmo material

 

Biquini crochê - Jade Picon
Por conta da repercussão, o modelo está esgotado no site. A ex-BBB Gleici Damasceno também apostou na combinação

Cuidados com a peça

Por ser um trabalho artesanal, as peças de crochê são delicadas. Sendo assim, são necessários alguns cuidados. “Nós orientamos lavar à mão, com água fria e sabão neutro. Para evitar o desgaste, não recomendamos usar alvejantes ou cloro”, aconselha Natália Lopes, sócia-fundadora da Meu Crushê, marca especializada em itens com o material.

A mesma preocupação segue para a secagem. Ao invés de torcer, como de costume, apenas aperte para tirar o excesso de água. Para não deformar os pontos, o ideal é pendurar na horizontal e sem pregadores. Se forem colocadas verticalmente, o peso da água irá puxar a peça para baixo, podendo danificá-la de maneira irreversível.

Para guardar, recomenda-se usar um saco de TNT ou outros materiais que permitam que a peça “respire”. Se quiser dobrar e deixar na gaveta de calcinhas, por exemplo, também não tem problema. Basta prestar atenção se há algum objeto que pode emaranhar no tecido.

Biquíni de crochê - Jade Picon
A nova versão do crochê aparece mais colorida

 

Biquíni de crochê - Jade Picon
Não é de hoje que as etiquetas de moda têm voltado a sua atenção para as técnicas artesanais

 

Biquíni de crochê - Jade Picon
As fashionistas aderiram à tendência

 

Biquíni de crochê - Jade Picon
Na temporada veraneia, o biquíni de crochê tem brilhado nas produções

Na capital, uma marca que vem se destacando no segmento de itens feitos à mão é a Meu Crushê. Confira abaixo um pouco sobre a trajetória e portfólio da etiqueta brasiliense:


Colaborou Marcella Freitas


Veja mais em Metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *