O filme live-action da Barbie, a boneca mais famosa do mundo, chegará nas telonas no dia 20 de julho deste ano. Enquanto bastidores das filmagens e conteúdos de divulgação dão um gostinho do que está por vir nos looks do longa, a figurinista Jacqueline Durran revelou detalhes sobre os modelitos vintage e demais curiosidades pensadas para vestir os personagens.

Vem conferir!

@WBPictures/Giphy/Reprodução

 

Jacqueline Durran lembrou que as brincadeiras com a boneca costumam ter início quando as crianças a vestem. Para a figurinista britânica, de forma lúdica, o brinquedo tem ligação direta com a moda.

Além das fotos de divulgação de Margot Robbie e Ryan Gosling, caracterizados de Barbie e Ken, trechos das gravações e cartazes encantam os olhos dos fãs da boneca. Algumas tendências de moda dos anos 1980 são notadas, acompanhadas por muito neon e, claro, rosa, característica marcante da tendência barbiecore.

Por trás dos visuais chamativos, está a assinatura de Jacqueline Durran, que já recebeu o Oscar pelo figurino de Adoráveis Mulheres, em 2019. Com expectativas altas para o longa, a profissional relatou que o processo de criação foi diferente. “Ao montar um mundo inteiro da Barbie, não se trata a boneca como um personagem normal, porque a motivação para o que ela veste não vem de dentro”, declarou à Vogue.

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: “rec-reel-2n5-a”,
container: “taboola-mid-article-reco-reel”,
placement: “Mid Article Reco Reel”,
target_type: “mix”
});

A maioria dos tecidos da Barbie Land foi adquirida pela equipe de figurino. Entre os visuais de Margot Robbie, também estão peças da Chanel. “A marca está muito interessada ​​em apoiar o cinema e nos ajudou a encontrar looks que vão funcionar na história”, contou Durran. “Eles nos enviaram tudo e qualquer coisa que queríamos. Eles foram ótimos para trabalhar.”

Mulher loira vestida de Barbie em gravação de filme - Metrópoles
A britânica Jacqueline Durran é o nome responsável pelo figurino do filme Barbie

 

Croqui de moda com vestido rosa - Metrópoles
A figurinista já ganhou duas estatuetas do Oscar

 

Casal com roupas cowntry em gravação de filme - Metrópoles
A expert revelou que o processo criativo para o longa foi diferente devido à versatilidade da boneca

 

Três bonecas Barbie vestidas com roupa cowntry - Metrópoles
Barbies de diferentes décadas inspiraram o trabalho

 

Motivada pela versatilidade da Barbie, que costuma estar preparada para todas as ocasiões, a figurinista caprichou em acessórios para arrematar os visuais da boneca. Por exemplo, as roupas praianas foram inspiradas pelo visual francês no início dos anos 1960, regado por tons pastel, como lavanda, azul, amarelo e rosa.

“Tentei fazer referência à história da Barbie”, disse sobre a inspiração. Para o longa, Durran começou pela Barbie de 1959, lançada a bordo de um maiô preto e branco.

O trabalho de 11 semanas para a criação dos visuais também foi marcado pela busca por acessórios e objetos. A equipe de figurino teve de procurar até um kit de ferramentas específico.

Outra curiosidade compartilhada na entrevista foi o visual de médico. Para criar a fantasia, a trupe recorreu aos arquivos da Mattel, conferindo todos os visuais criados nos últimos 60 anos. Além disso, uma cueca do Ken chama atenção com logo de uma marca fictícia que leva o nome do personagem.

Homem com cabelo platinado usando roupas jeans - Metrópoles
No figurino, o Ken também ganha destaque e acessórios especiais 

 

Croqui de moda com ilustração de homem vestindo roupas azuis - Metrópoles
Com direito a roupas íntimas da própria marca

 

Casal andando de patins com roupas coloridas - Metrópoles
Visuais em neon não ficaram de fora

 

Boneca Barbie com roupas coloridas e par de patins - Metrópoles
A figurinista revisitou o longo legado da Barbie, boneca criada em 1959, para assinar o live-action

Jacqueline Durran

Indicada ao Oscar nove vezes pelo trabalho como figurinista, Jacqueline Durran já levou duas estatuetas. Na lista de trabalhos da britânica, estão os filmes Orgulho e Preconceito (2005), Anna Karenina (2012), A Bela e a Fera (2017), Spencer (2021), Cyrano (2021) e Batman (2022).

Veja mais em Metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *