O patrocínio é uma
parte muito importante de qualquer indústria e, nos eSports, o seu
papel parece ter destaque e influência ainda maiores.

O crescimento
dos esportes eletrônicos na última década tem motivado
mais investimentos e maior interesse de audiências mais jovens.

Esse
fenômeno resultou na rivalidade entre as receitas de esportes tradicionais
e eSports, que têm se desenvolvido paralelamente, mas com os esportes
eletrônicos claramente dominando nos últimos anos em termos de inovação.

A seguir observamos algumas das parcerias e nomes mais conhecidos que
influenciaram o desenvolvimento do futuro dos eSports em várias direções.

Spotify

Uma das maiores e mais
renomadas plataformas de música, o Spotify tem uma parceria desde
2020 com a Riot Games para o seu título mais popular, o League of Legends.

O serviço de streaming de áudio se tornou uma espécie de provedor exclusivo para o game, com um conjunto de
diversos podcasts originais inspirados em todo o universo de League
of Legends.

Para além da parceria, o Spotify também se apresentou com o
Hino do Mundo do jogo, que foi tocado durante as cerimônias de abertura dos
eventos do Campeonato Mundial, em que as melhores equipes de eSports do
mundo se enfrentaram.

Warner Music Asia

A relevância do áudio nos eSports tem trazido à modalidade outros parceiros
focados na mídia.

A Warner Music Asia, por exemplo, que faz parte da Sony
Group Corporation, foi outra das empresas a celebrar uma parceria oficial de
streaming de áudio com os eventos da Esports Player League (ESPL).

O
acordo, ainda em voga, permite que os eventos da ESPL incorporem músicas
da Warner Music em sua plataforma.

O investimento inicial de US$250 milhões
começou como uma importante entrada na indústria dos eSports através da
plataforma da ESPL.

Betway

Um dos segmentos que
têm acompanhado de perto o desenvolvimento dos eSports é o
das casas de apostas. O dinamismo, bem como o nível de competição das
partidas de eSports, conseguem oferecer mercados de apostas para os mais
variados gostos e perfis.

As casas de apostas tradicionais, como a Betway,
agora também oferecem eSports bets nas principais competições da
modalidade, como League of Legends, Counter-Strike e Valorant. Além disso,
muitas das equipes, eventos e jogadores contam também com o patrocínio dessas
plataformas, as quais representam o seu nome nas provas de eSports de
mais alto nível.

Red Bull

A Red Bull tem um histórico muito
longo de participação e patrocínio em eventos esportivos, sobretudo
em eventos alternativos e de esportes radicais. No caso dos
eSports, a marca participou desde cedo em seu desenvolvimento,
sendo hoje um nome muito reconhecido em toda a indústria.

Os
espectadores podem facilmente encontrar jogadores, equipes, eventos e até
mesmo competições que levam o nome da Red Bull, como Red Bull Solo Q
e Red Bull Wololo. A Red Bull também reúne ativamente os melhores
artistas, músicos e atletas para completar as agendas dos principais
eventos, com atividades e sessões dedicadas à música e ao freestyle.

Intel

Outro grande nome do
entretenimento é a Intel, empresa que lidera a inovação na experiência de
gaming e computadores. A marca é a principal parceira das competições de Extreme Masters nos jogos populares de Counter-Strike
e StarCraft II, torneios que tiveram início em 2006
e, atualmente, além do destaque nos eSports contam com muita
história e prestígio.

Além das competições da Intel
Extreme Masters, a Intel está presente também na organização de eventos junto à Riot
Games, com a qual realizou a Intel Arabian Cup no ano passado. A
empresa conta também com programas educacionais direcionados a estudantes
do Ensino Superior que procuram uma oportunidade na indústria dos eSports.

BMW

Desde 2020 a BMW se
apresenta como um dos patrocinadores mais ativos das equipes e
organizações de eSports, especialmente no que diz respeito ao patrocínio de
algumas das melhores equipes mundiais, tais como T1, G2 Esports, Cloud9, Fnatic
e Fun-Plus Phoenix. Jogos conhecidos pelas altas habilidades, como Dota e
League of Legends, tiveram grande participação da BMW nos seus principais
eventos e até mesmo no lançamento dos protótipos da marca.

Segundo a BMW, a parceria
com equipes de esportes eletrônicos estimulou o espírito competitivo
da marca nos esportes tradicionais e digitais. Além disso, sua
participação ativa nos mundo dos eSports também aumentou a sua visibilidade
em outros eventos e festivais que a marca organiza, tais como o M
Fest e o BMW Sommerfest.

Os eSports de competição
assistiram a um crescimento de interesse e audiência que resultou em um
segmento com muita participação de marcas mundialmente conhecidas. Tal como nos
esportes tradicionais, a parceria com um evento, equipe ou jogador pode
oferecer às marcas a oportunidade de atingir um público cada vez
maior e mais diversificado, com níveis extremamente altos de engajamento.

Além
disso, a natureza digital e criativa da indústria tem permitido parcerias
únicas, com ideias de campanha para patrocinadores de eSports nunca antes
observadas.

Photos: Ella Don / Fonsi Fernandez

Source: Unsplash

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