Depois de uma cena que deu o que falar durante sua passagem pelo Vietnã, Emmanuel Macron apareceu em clima de harmonia ao lado da esposa, Brigitte Macron, nesta terça-feira (27), na Indonésia. O casal chegou ao segundo destino da viagem presidencial à Ásia de braços dados, em contraste com o momento constrangedor registrado um dia antes, quando a primeira-dama acertou o rosto do presidente ao sair do avião.
Na segunda-feira (26), câmeras captaram o instante em que Brigitte dá uma espécie de tapa no rosto de Macron logo que ele deixou a aeronave em Hanói. As imagens rapidamente viralizaram e ganharam repercussão mundial. Assista:
🇫🇷MACRON GETS FACEPALMED BY HIS WIFE
As he landed in Vietnam, cameras caught Brigitte Macron reaching out and shoving his face just before he stepped off the plane.
The French president looked momentarily stunned before smoothing it over with a wave.
His office first denied… pic.twitter.com/BmVZBX450q
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) May 26, 2025
Em meio à confusão gerada pelas imagens, o casal francês desembarcou na Indonésia nesta terça (27) demonstrando carinho: Brigitte e Emmanuel desceram juntos, de braços dados, como costumam fazer em aparições públicas. Veja:
Após tapa, Emmanuel Macron e a esposa desembarcam na Indonésia pic.twitter.com/7x0QsEyO9u
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) May 27, 2025
Em entrevista a jornalistas no Vietnã, Macron minimizou o episódio e demonstrou irritação com a repercussão exagerada do vídeo. “De um vídeo se podem dizer muitas bobagens. (…) Brinquei com minha esposa, como costumamos fazer com frequência”, afirmou.
Ele também comparou a interpretação sobre o gesto de Brigitte a outros dois episódios recentes que viralizaram e classificou todos como distorções: “Nestes três vídeos, eu peguei um lenço, apertei a mão de alguém e brinquei com minha esposa. (…) Para mim, já se passaram três semanas. Se você olhar a agenda internacional do presidente da República Francesa, de Kiev a Tirana a Hanói [capital do Vietnã], há pessoas que viram os vídeos e acham que compartilhei um saco de cocaína, que tive um embate direto com um presidente turco e que agora estou em uma briga doméstica com minha esposa. Nada disso é verdade, mas esses três vídeos são reais. Então, todos precisam se acalmar e, principalmente, se interessar pelo conteúdo dos acontecimentos atuais”.
Ainda sobre o gesto da esposa, o político reforçou que tudo não passou de uma “brincadeira” entre o casal. “Eu estava discutindo, ou melhor, brincando, com minha esposa. (…) Não é nada”, afirmou. Assessores e membros próximos ao presidente também se apressaram a classificar o momento como uma “briga inofensiva” entre marido e mulher, ocorrida enquanto os dois relaxavam após a chegada.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques