Desde 2017 o projeto Synth Happens traz repertório de música eletrônica junto a Orquestra do Teatro Nacional da Alemanha.

Por Nazen Carneiro

Produtor musical de mão cheia, o alemão Andreas Henneberg é um daqueles artistas inquietos, cheio de projetos e novidades. 

Além de liderar o Synth Happens, Henneberg tem um estúdio de masterização em Berlim, mantém agenda regular de lançamentos em algumas das principais gravadoras do mundo e recentemente lançou – junto da esposa Beth Lydi – uma marca que une música e vestuário.

Não bastasse tudo isso, também assina remix da faixa Pleasure, de Flow & Zeo, a ser lançada dia 12 de Maio de 2021 pela Me Gusta Records em um EP que conta também com a participação de Khainz, Beranger e T_Pazos.

Para saber mais deste lançamento e dessa vida recheada de música de Andreas Henneberg, Nazen Carneiro bateu um papo exclusivo com o artista, que você confere em primeira mão aqui, na maior revista de música eletrônica do mundo em sua edição brasileira, a DJ Mag Brasil! Mas antes, bora ouvir uma palhinha!

DJ Mag Brasil: Percebe-se que há muito acontecendo com Andreas Henneberg e para começar, gostaria que comentasse o seu processo criativo no remix para Flow & Zeo  – Pleasure”.

Henneberg: Quando digo SIM para um remix é por que eu imediatamente tive uma tonelada de idéias quando ouvi o original pela primeira vez. Neste caso da faixa de Flow & Zeo, o CLICK rolou após apenas alguns segundos. Quis dar um pouco mais de groove, um sabor percussivo e um propósito diferente aos vocais. Então eu ‘Henneberguei’ a faixa (risos) 

DJ Mag Brasil: Com certeza percebe-se a sua identidade nesse remix! Agora vamos voltar ao passado. Em 2017 você iniciou esse projeto monumental que é reunir uma orquestra em um projeto voltado a música eletrônica, chamado Synth Happens…

Henneberg: Eu sempre tive a conexão com instrumentos clássicos. Tudo começou no final dos anos 90 quando toquei techno ao vivo junto com um cara do cello. (violoncelo) Mas foi em abril de 2017 que fiz uma seleção das minhas melhores tracks e comecei a traduzir e transcrevê-las para orquestras filarmônicas. Em outubro do mesmo ano realizei o primeiro concerto no Teatro Nacional da Alemanha com uma grande orquestra de 75 membros. Aquilo me arrepiou! A combinação de kicks batendo forte e os Moogs gritando junto daquela parede de som, que é uma orquestra completa, é algo realmente especial e muito intenso.

DJ Mag Brasil: E como ficou a agenda do Synth Happens com a pandemia?

Henneberg: Bem, a data original do ‘próximo’ show era outubro de 2020. Tivemos que adiar para Abril de 2021 a agora temos que alterar para 5 de Junho devido a um lockdown completo na Alemanha. 

As restrições do Covid são bem severas por aqui, então decidimos fazer este show online. Estamos gravando em áudio e video e transmitiremos em algumas semanas. Este será um dos mais caros live streams de todos os tempos, mas ah! É a única coisa que conseguimos fazer agora. Se quiserem assistir, voem para andreas-henneberg.com

DJ Mag Brasil: Mal posso esperar, tá lindo demais. Prova como a música eletrônica é versátil e pode adquirir um requinte muito grande. Agora me conte! Tem um quarto álbum de Andreas Henneberg vindo aí?

Henneberg: Minha agência separou um tempo para que eu trabalhasse em meu álbum em março e abril de 2020. Junto veio a pandemia e pensamos que passsaria em dois ou três meses. Como sabem não foi bem assim e já se passram 16 meses. (risos)

DJ Mag Brasil: Pelo que ouvi é um álbum bem club. All Right Now tem a pegada da pista…

Henneberg: É sim, eu decidi fazer um álbum para o dance floor. Sem tracks para se ouvir somente… Tudo tem que bombar e fazer você dançar, então lancei no pico da pandemia, novembro de 2020. Sem pistas, sem festivais, clubs, sem dança. De qualquer forma um álbum é algo muito pessoal e reflete como me sentia no momento em que foi produzido. 

DJ Mag Brasil: O lance é dançar em casa mesmo! Agora essa é profunda: Quais as principais mudanças que você passou nestes tempos e como isso refletiu no teu som?

Henneberg: A pandemia muito muito para mim. Continuo a fazer a mesma música e estilo quando produzo, mas eu faço DJ sets totalmente diferentes devido a todos estes live-streams.

Uma coisa boa com estes streams é o fato que você não precisa se adaptar a festa, ao público ou a vibe da pista. O que acontece é que eu toco músicas diferentes, estilos diferentes e sets muito mais longos. As vezes toco por 15 ou mais horas no meu canal do Twitch. E sabe o que? É tãaaaaaao divertido! Por outro lado mal posso esperar para estar de volta aos palcos e reconectar com as pessoas, é claro.

DJ Mag Brasil: Falando em tocar por horas e horas, você tem transmitido direto do seu estúdio em Berlim todo domingo. O que tem, geralmente, no cardápio? Só você cozinha? 

Henneberg: Quando as regulações do Covid permitem tem participações, como recentemente com Super Flu, Andhim, Nakadia, Namito, Alex Stein, Oliver Huntemann e muitos outros. Tornou-se um ritual e uma boa alternativa às gigs que não podemos ter.

Todo domingo de manhã, as 8 horas apertamos o botão vermelho AO VIVO em meu estúdio. È sábado a noite nos Estados Unidos onte tenho muitos fãs e os europeus podem dançar no seu café da manhã junto com a gente, as vezes até a tarde sem problemas. 

DJ Mag Brasil: Muitos DJs e produtores musicais tem encontrado outras formas de viver de música que não somente das gigs. Qual tem sido sua experiência neste sentido?

Henneberg: Isso é verdade Nazen! Não há festas nem muito para nós DJs fazermos por aí. Eu foco no estúdio. Desde 2002 tenho um negócio de masterização de áudio. É um trabalho bastante técnico mas eu amo. Estudei engenharia de som naquela época e me especializei em masterização para electronic dance music. É o que continuo a fazer. Conheça henmountain.com caso se interesse.

DJ Mag Brasil: Recentemente você também lançou um pacote de samples, certo?

Henneberg: Sim, fiz meu primeiro pacote de samples alguns anos atrás na Systematic Sounds, do Marc Romboy e foi bem divertido para mim. Assim decidi criar mais um e já lancei um pacote novinho, cheio de loops em snoemusic.com Os estilos variam entre Techno, Minimal e um Tech-House bem groovado.

DJ Mag Brasil: Para fechar não podemos deixar de citar sua parceira de vida e de negócios, Beth Lydi. Juntos vocês lideram um projeto muito interessante chamado Snoe Music que está em seu quinto ano de vida a unir música e o mundo fashion. Conta mais sobre este projeto por gentileza.

Henneberg: Desde que encerrei minha gravadora Voltage Musique Records após 18 anos de atividade, estava claro que teríamos um novo projeto de selo. Beth e eu produzindo juntos, fazendo shows e procurando música. Foi uma questão de tempo para criarmos a SNOE, que significa neve em noruguês. À música, unimos conteúdo e vestuário e temos nossa marca com camisetas, vestidos, jaquetas, blusas com capuz e um monte de coisas legais.

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