Para começar com o pé direito, vamos falar de um lançamento que está chacoalhando o mercado de sintetizadores e com certeza está no hype de todo produtor musical, é o novo Pigments 3 da francesa Arturia

por Danilo Bencke e Rafael Araujo (AIMEC Brasil)

É com enorme prazer que a AIMEC Brasil e a DJ Mag Brasil anunciam uma parceria que promete render muitos frutos. A partir de agora, a escola de DJs mais querida do Brasil ganha uma coluna quinzenal na revista de DJs mais famosa do mundo para falar de novas tecnologias, tendências, nossa comunidade e é claro, muita música!

Para começar com o pé direito, vamos falar de um lançamento que está chacoalhando o mercado de sintetizadores e com certeza está no hype de todo produtor musical, é o novo Pigments 3 da francesa Arturia. Um sintetizador que foi eleito o melhor do ano de 2020 chega com ainda mais novidades. Será que a Arturia consegue se superar e apresentar um produto ainda melhor do que já era? 

É isso que vamos ver nesta matéria, e para isso, eu fui entrevistar um dos Sound Designers que estão envolvidos diretamente no projeto para nos contar essas novidades e mostrar as melhorias desta nova versão. Trata-se de um produtor muito conhecido dos brasileiros já há muitos anos, o uruguaio Gustavo Bravetti. Ele é um dos consultores da Arturia e esteve envolvido com o projeto do Pigments desde que ainda estava no papel e vai falar tudo o que queremos saber sobre as atualizações do plugin. De quebra ele ainda conseguiu uma licença de 3 meses para todos que estão aqui lendo a matéria, por isso fique até o final para saber como conseguir a sua.

AIMEC: Muito obrigado por ter aceitado o convite para esta entrevista e agradeço também em nome de todos pela licença que arrumou para nós. Gostaríamos de saber primeiro, o mais óbvio, qual o grande diferencial desta versão 3 para as anteriores?  Quais as principais novidades?

Bravetti: Então, ele tem muitas funções novas. Eu acho que o mais importante a se destacar são os novos motores de síntese começando com o motor Harmonic. Ele é um motor aditivo, isso quer dizer que gera o som adicionando até 512 ondas simples que podem ser moduladas de muitos modos produzindo timbres super variados, mas com uma forma de som única que os outros motores não conseguem recriar, acrescentando ainda mais à paleta sonora do Pigments. O motor Harmonic é muito bom para criar timbres de conteúdo harmônico bem complexo e dinâmico, pianos elétricos bem expressivos, órgãos aditivos, vozes sintéticas, noises digitais ou mecânicos, etc. Além do motor Harmonic temos o motor Utility. O novo motor Utility tem um oscilador de tipo analógico que pode ser encaminhado direto aos efeitos ou incluso direto na saída principal, o que o faz ideal para adicionar baixos bem gordos em sons que já tenham distorção, muita filtragem ou efeitos. Também no Utility, temos dois novos motores dedicados a noises baseados em samples que permitem adicionar texturas facilmente ou serem utilizados como fontes de modulação.

Também foram adicionados vários efeitos novos, entre eles um Pitch Shifter Delay que produz resultados únicos e um compressor multibanda que melhora muito a qualidade final dos sons, fazendo eles se destacarem facilmente e facilitando muito a mixagem e a masterização.

Por último, uma novidade em especial para quem quiser aprender (ou refrescar) conceitos de síntese, é um novo tutorial que você executa dentro do sintetizador. Ele faz uma viagem por todas as funções do instrumento, explicando para que serve cada um dos parâmetros junto a exemplos sonoros, dando dicas de como usar esses parâmetros, ideias criativas, etc.

AIMEC: Na sua opinião, quais as principais vantagens deste sintetizador sobre os outros no mercado?

Bravetti: No pessoal ele me inspira muito, e para mim a inspiração é o fator mais importante em um instrumento. Eu acho muito fácil criar esses sons completos, articulados, que você só adiciona um kick, um baixo e já está dançando no estúdio achando que não precisa muita coisa a mais para acabar a faixa. Parte da inspiração acho que vem de que ele tem um workflow e ferramentas muito boas. O feedback visual do Pigments é único. Ele é muito legal tanto para sound designers profissionais quanto para quem está começando a aprender síntese, dá para ver tudo o que está acontecendo sem ter que ficar mexendo muito na interface gráfica. A paleta sonora dele é muito ampla, agora mais ainda com os novos motores, filtros e efeitos. Você consegue fazer praticamente qualquer tipo de som sem comprometer a qualidade, e o que tem a ver com a modulação, que é a vida, a personalidade dos sons, no Pigments ela parece não ter limites, além de ser muito intuitiva e prática. Por último, eu gosto muito da flexibilidade da arquitetura dele. Agora com a versão 3, você até pode encaminhar a saída dos filtros a distintos efeitos e processar eles em paralelo. Isto é uma ferramenta superimportante que multiplica exponencialmente os resultados que você pode conseguir.

AIMEC: Muitas pessoas acabam vendo a vida de DJ e Produtor como única forma de trabalho e às vezes não percebem quantas áreas de atuação existem para um produtor musical, como trabalhar como Sound Designer. Dito isso, gostaria de saber um pouco sobre o seu trabalho na Arturia, como é ser um Sound Designer, o que faz exatamente um e qual foi seu papel no desenvolvimento deste synth.

Bravetti: Eu comecei na Arturia como beta tester e depois passei a desenhar sons para os instrumentos deles. Com a chegada do COVID e a suspensão de um monte de coisas, gigs, etc. acabei aceitando propostas que antes tinha rejeitado por falta de tempo. Agora, além de desenhar sons (como os presets que vem de fábrica no sintetizador), estou escrevendo o conteúdo e desenhando os sons dos tutoriais que vem dentro dos instrumentos deles, fazendo proofreading de outros tutoriais feitos por outros escritores, e finalmente fazendo parte da integração dos tutoriais no software mesmo. Para isto, eu tive que reestudar todos os instrumentos deles em profundidade, redescobrindo um monte de coisas que às vezes você esquece por falta de uso em períodos de tempo prolongados. Em resumo, uma experiência fantástica e enriquecedora, e ainda eu sou pago por isso. 

Além do trabalho com os tutoriais, eu sou consultor deles, o que faz com que eu possa opinar sobre projetos já desde os primeiros rascunhos. Este é o caso do projeto Pigments, no qual eu fiquei por dentro desde que ele começou a existir só no papel. Não quero levar crédito das características principais do Pigments, mas sim de uma grande quantidade de pequenos detalhes que no final fazem o Pigments o que ele é hoje em dia. 

No meu nome e no nome da ARTURIA, em especial da equipe detrás do Pigments, muito obrigado pelo interesse e pela matéria. Aproveitem o Pigments 3 ativando sua licença válida por 3 meses. 

“A AIMEC, DJ Mag Brasil e ARTURIA brindam com a oportunidade de utilizar o plugin Pigments 3, sem limites, durante 3 meses. Leia com atenção e preencha o formulário para receber as suas licenças ARTURIA totalmente de graça e começar já a usar o Pigments 3 nas suas produções.”

Para saber mais sobre o Pigments da Arturia acesse aqui.

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