Alcançar o sucesso, em qualquer profissão, não é tão simples quanto gostaríamos que fosse. Fato!

Você precisa fazer várias coisas, com energia e intensidade. Por sabe-se lá quanto tempo for necessário.

Criamos uma lista com 8 coisas que o DJ precisa fazer para alcançar sucesso na música eletrônica.

1
Desenvolver habilidades técnicas

Um DJ precisa ter habilidades avançadas em mixagem, usando ferramentas como crossfaders, equalizadores. diversos softwares e outros equipamentos para mixar e combinar músicas de maneira fluida e criativa.

Scratching é uma técnica em que o DJ manipula a música usando o vinil player ou outro dispositivo, criando efeitos sonoros únicos que podem ser usados tanto para produzir música quanto em shows ao vivo.

2
Aprimorar sua seleção de músicas e manter-se atualizado musicalmente

Um DJ precisa ter uma grande variedade de música a sua disposição e, de preferência, estar sempre atualizado com as últimas tendências e lançamentos para poder adaptar sua seleção de música ao público e evento.

Não é só pegar playlists das plataformas como Spotify e outros. Você precisa ampliar seu repertório todos os dias e ampliar suas listas de música, arquivos, etc para sempre ter na mão opções para animar suas audiências.

Leia na sequência: Como se tornar um DJ residente

3
Criar uma marca pessoal e construir presença on-line

O DJ deve criar uma imagem e marca pessoal para se destacar no mercado e construir uma presença on-line através de redes sociais, sites e blogs para se conectar com o público e a indústria.

Lembre-se de que ninguem vai fazer sucesso só tocando música dos outros e fazendo performances copiando outros artistas. Seja original e criativo o bastante para desenvolver seu próprio estilo e música.

4
Networking com outros artistas e profissionais da indústria

O networking é fundamental para um DJ, pois permite que ele conheça outros artistas e profissionais da indústria, troque informações e colabore em projetos com diferentes nomes. Pode ser um dos atalhos mais rápidos para um artista.

Ao participar de collabs, o artista acaba ampliando seus horizontes, não apenas na questão musical – incorporando novas idéias e técnicas, por exemplo – como tambem passa a atingir públicos totalmente novaos e diferentes do seu.

Read next: 6 idéias de marketing para você promover Música Eletrônica

5
Produzir a própria música e lançá-la em plataformas de música eletrônica

Produzir sua própria música e lançá-la em plataformas de música eletrônica como Spotify e Soundcloud é uma ótima maneira de se destacar no mercado e expandir sua base de fãs.

Claro que todo mundo sabe que os algoritmos vão limitar a distribuição de seu conteúdo, mas com um pouco de investimento, sua música pode ir muito mais longe e alcançar multidões.

6
Se apresentar em eventos e festivais importantes

Ao se apresentar em eventos e festivais revantes na cena da música eletrônica, você de cara já obtem um ganho que, no início, pode valer até mais do que um cachê: exposição e a conexão com um público mais amplo.

Todo mundo precisa de grana, é claro. Mas existe no início do início, você precisa primeiro aprimorar suas técnicas e aprender a “ler” um público. Nessa hora, a experiência é crucial para até para conquistar novos gigs!

Read next: 17 idéias de Marketing de Conteúdo para DJs e Produtores de Música Eletrônica em 2023

7
Investir em equipamentos e softwares

Um DJ precisa investir em equipamentos de boa qualidade e aprender a usá-los de maneira eficiente para obter o melhor desempenho possível. Isto é: ter ferramentas de trabalho (como equipos) e os softwares necessários para produzir e tocar.

Não necessariamente você terá que comprar os últimos lançamentos e gastar uma fortuna que não tem. Hoje é possível tanto alugar equipamentos quanto estúdios que já tem tudo que você precisa para produzir ou finalizar um trabalho.

8
Aprender a usar a Mídia e o Marketing

Você pode ser um artista bom, ótimo ou até mesmo um gênio moderno. Mas se ninguem sabe que você existe e ouve falar de sua música, você pode seguir sendo um Bedroom DJ e acabar desistindo da carreira depois de anos de frustração.

Muita gente espera ser descoberto e que um dia alguem apareça e invista tempo e dinheiro em suas carreiras. Isso pode acontecer, porem é algo raro. Ao invés disso, faça você mesmo a coisa acontecer e invista em sua própria divulgação!

Load the next article


Veja mais em Mixmag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *